(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

No Paraná, Ibope indica vitória de Ratinho jr. no 1º turno


postado em 07/10/2018 09:46

A última pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo antes da eleição, divulgada ontem indica que Ratinho Junior (PSD) deve vencer o pleito para governador do Paraná já no primeiro turno. Ele aparece com 57% dos votos válidos, seguido da governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti (PP), com 18%, e do deputado federal João Arruda (MDB), que aparece com 13%.

Na sequência do levantamento estão Dr. Rosinha (PT), com 5%; e Ogier Buchi (PSL), com 3%. Piva (PSOL), Priscila Ebara (PCO) e Professor Jorge Bernardi (REDE) aparecem com 1% das intenções de voto cada um. Geonísio Marinho (PRTB) e Professor Ivan Bernardo (PSTU) não pontuaram nesse último levantamento. A margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Considerando os votos totais, ou seja, sem excluir os brancos, nulos e indecisos, Ratinho tem 50% das intenções de voto, seis pontos porcentuais a mais que no último levantamento Ibope, do final de setembro. Cida Borghetti e João Arruda oscilaram dentro da margem de erro em relação à última pesquisa do instituto. Ela passou de 17% para 16%; e ele de 10% para 13%.

Dr. Rosinha tem 5% e Ogier Buchi, 2%. Piva e Priscila Ebara têm 1% cada um. Professor Ivan Bernardo, Professor Jorge Bernardi e Geonísio Marinho não pontuaram. Brancos e nulos somaram 6%. Não souberam ou não opinaram também foram 6%.

Dr. Rosinha aparece com o maior porcentual de rejeição: 24%, seguido da governadora Cida Borghetti, com 18%. Ratinho tem 13% e João Arruda, 12%. Os demais tiveram rejeição menor que 10%. Os eleitores que poderiam votar em qualquer dos candidatos somaram 14%. Não sabem ou preferiram não opinar, 23%.

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Ratinho venceria em todos os cenários, segundo o Ibope. Contra Cida Borghetti, ele teria 61% das intenções de voto e a governadora, 25%. Ele venceria do candidato do MDB, João Arruda, com 65% contra 22% das intenções de voto.Num eventual segundo turno entre Cida e Arruda, a governadora teria 45% das intenções de voto contra 33% do emedebista.

Foram ouvidos 1.512 eleitores entre os dias 4 e 6 de outubro. Registro no TRE: Nº PR-07265/2018. Registro no TSE: Nº BR-05835/2018. O nível de confiança é de 95%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)