(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Abertas inscrições para visitas guiadas ao TRE de Minas

As visitas guiadas são para os ambientes de geração de mídias, carga das urnas, sorteio de urnas para auditorias e realização de auditorias.


postado em 18/09/2018 11:41


Foram abertas, nesta segunda-feira (17), inscrições para os interessados em participar de visitas guiadas aos ambientes onde acontecerão a geração de mídias, carga das urnas eletrônicas, sorteio de urnas para procedimentos de auditoria, auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas e auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas.

O objetivo das visitas é oferecer aos cidadãos que não são vinculados a entidades que já acompanham os processos a oportunidade de verificar de perto a transparência e segurança dessas etapas do processo eleitoral.

Qualquer pessoa pode participar. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site do TRE-MG. O acesso aos ambientes só será possível para quem se inscrever, e os grupos de visitantes serão acompanhados por servidores do Tribunal. Confira abaixo uma breve explicação sobre cada procedimento.

Geração de mídia


A cerimônia de geração das mídias acontece nos cartórios eleitorais e se refere à importação dos dados e programas do banco das eleições para dispositivos móveis (como pen drives) para a posterior carga nas urnas.

Carga das urnas


A cerimônia de carga oficial das urnas eletrônicas é o momento de transferência, para a memória interna da urna, dos programas e aplicativos utilizados no processo de votação, além dos dados da zona eleitoral, município, seção, local de votação, eleitores, partidos, coligações e candidatos.

Sorteio de urnas para auditoria


A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica realiza o sorteio das seções que serão auditadas no dia da eleição, tanto no que se refere à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas quanto à auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas.

Auditoria 


Antes do início da votação, será feito um procedimento de verificação dos hashes (resumos digitais) e assinaturas dos programas instalados, para checagem se são os mesmos assinados na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais, ocorrida no TSE.

Funcionamento das urnas eletrônicas


Essa auditoria simula uma votação oficial e acontece simultaneamente ao pleito, no dia da eleição. Ao longo do dia, cada voto registrado em cédulas de papel por representantes dos partidos é apresentado aos fiscais, e, em seguida, é digitado em um sistema de controle e replicado na urna eletrônica. Ao final do dia, é feita a apuração das cédulas de papel e apurado o resultado com os boletins impressos pelas urnas sorteadas.

Várias entidades importantes, como o Ministério Público, a OAB e os partidos políticos, já são convidados para acompanhar esses procedimentos e, neste ano, o TRE decidiu abrir para que cidadãos interessados também possam ver de perto o trabalho realizado e comprovar a segurança do processo eletrônico de votação.   ( Com informações do TRE/MG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)