(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de Montes Claros faz greve por atrasos de repasses do governo de Minas

Prefeito alega que serviços tem sido seriamente comprometidos, principalmente, nas áreas de saúde e educação


postado em 27/08/2018 12:45 / atualizado em 27/08/2018 13:07

(foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press )
(foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press )

A Prefeitura de Montes Claros no Norte de Minas, sexta maior cidade do estado, com 400 mil habitantes, fechou as portas nesta segunda-feira. Os serviços públicos foram interrompidos em protesto contra o atraso de repasses de recursos governo do Estado.

“Este protesto é uma forma de despertar a sociedade, mostrar que o município não é o culpado pelo que está acontecendo. O culpado é o estado, que está descumprindo suas obrigações legais”, afirmou o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS).

Segundo ele, a falta de repasses tem comprometido seriamente os serviços essenciais de saúde e educação. O total em atraso do estado para o município de Montes Claros totaliza R$ 40 milhões e valores atrasados do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), desde janeiro de 2018, somam R$ 12 milhões.

O chefe do executivo argumenta que, na área de saúde, embora o volume de verbas retidas seja maior, o município tem conseguido equacionar a situação, amenizando as consequências para a população.

Mas o quadro é mais grave no setor de educação. Ele disse que o município lançou mão de recursos destinados à infraestrutura para atender a parte pedagógica e o pagamento de salários dos professores e garantir as aulas para os cerca de 35 mil alunos da rede municipal. “Mas, não temos mais recursos. Como vai ficar daqui em diante? Esta é a nossa preocupação”, afirmou o prefeito.

Humberto Souto lembrou que o Fundeb é financiado com verbas da União (50%), estados (50%) e municípios (20%). “Devemos considerar que 20% dos municípios são recursos do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e de Serviços). Ou seja, são verbas dos municípios, que estão sendo retidos de forma desonesta e irresponsável”, denunciou o prefeito de Montes Claros.

Souto cobra uma ação judicial para que o Estado faça o repasse emmdia das verbas do Fundeb e da saúde para os municípios. “Os promotores públicos, que são tão atentos com (em relação a) os municípios, também deveriam processar o Estado”, disse o chefe do executivo.

Ele disse ainda que a Prefeitura de Montes Claros decidiu pelo protesto após tentar o recebimento das verbas em atraso do Estado pela via judicial, mas sem obter êxito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)