(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeto que permite a Minas renegociar dívida com União começa a tramitar

Mensagem do governador Fernando Pimentel (PT) foi lido no plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira. Texto autoriza o Executivo a aditar contratos firmados com o governo federal


postado em 17/10/2017 21:05 / atualizado em 17/10/2017 21:14

 

Mensagem do governador Fernando Pimentel (PT) foi lida na sessão desta terça-feira(foto: Luiz Santana/ALMG)
Mensagem do governador Fernando Pimentel (PT) foi lida na sessão desta terça-feira (foto: Luiz Santana/ALMG)

Começou a tramitar nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, projeto de lei de autoria do governador Fernando Pimentel (PT) que autoriza o Executivo a aditar contratos firmados com a União – o que permitirá a renegociação de dívidas do estado.


Na prática, o projeto permitirá um prazo adicional de até 240 meses para o pagamento do refinanciamento permitido pela lei federal 156/16, que trata do plano de auxílio aos estados e Distrito Federal e medidas de estímulo ao reequilíbrio dos cofres públicos. Para Minas Gerais, a legislação permitiu um desconto de cerca de R$ 500 milhões mensais na dívida.

Para isso, o Estado terá que cumprir algumas determinações, como limitar o aumento de despesas à inflação medida pelo IPCA. O estado também deverá desistir de ações judiciais envolvendo a dívida ou o contrato renegociado. Caso contrário, o termo aditivo poderá ser anulado.

O texto encaminhado pelo Executivo tramitará em regime de urgência – o que significa contagem de prazo menor para a chegada ao plenário. Antes, o projeto passará pelas comissões de Constituição e Justiça, Administração Pública e Fiscalização Financeira e Orçamentária.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)