(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PF apreende joias que seriam da mulher de Cabral


postado em 24/06/2017 00:12


Rio – Pelo menos 15 joias que pertenceriam à ex-primeira-dama do estado do Rio Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador Sergio Cabral (PMDB), foram apreendidas pela Polícia Federal no apartamento de Nusia Ancelmo Mansur, irmã de Adriana, na manhã de ontem. As joias apreendidas no apartamento, localizado em Ipanema, na zona sul do Rio, pertenceriam a uma filha e teriam sido dadas por Adriana Ancelmo. Os agentes também fizeram buscas no apartamento onde vive a ex-governanta de Adriana, Gilda Maria de Souza Vieira da Silva, no Jardim Botânico.

Nusia Ancelmo Mansur, cunhada do ex-governador Sérgio Cabral, trabalhou no gabinete do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) Aloysio Neves Guedes por quase sete anos, entre 2010 e dezembro passado, quando pediu exoneração. Atualmente em prisão domiciliar, o conselheiro é um dos cinco que, em março, foi preso pela PF na operação Quinto do Ouro. Ele está afastado de suas funções.

Sergio Cabral e Adriana Ancelmo são réus em ação penal por lavagem de dinheiro na compra de joias em espécie. Segundo a denúncia, o casal adquiriu 189 joias e pedras preciosas em joalherias, ao custo de R$ 11 milhões. Uma delas chegou a custar R$ 1,8 milhão. Do total de joias, contudo, apenas 40 haviam sido encontradas antes da ação de ontem.

“O dinheiro sujo era oriundo de propinas pagas por empreiteiras entre os anos de 2007 e 2014, em contratos para obras do metrô, reforma do Maracanã, PAC das Favelas e do Arco Metropolitano. O cometimento de crime de lavagem de dinheiro com a compra de joias já foi objeto de duas outras denúncias oferecidas em decorrência das denominadas operações Calicute e Eficiência”, afirma a força-tarefa.

Em maio, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral admitiu em interrogatório que utilizou “sobras de campanha eleitoral” para comprar joias para a sua mulher. A defesa de Adriana nega que a ex-primeira-dama tenha cometido os crimes e diz que ela só fez compra de joias com nota fiscal.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)