(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com 100% dos votos apurados, Alex de Freitas é eleito prefeito de Contagem

Tucano Alex de Freitas (PSDB) é declarado prefeito eleito de Contagem com 72,96% das urnas apuradas, com o segundo colocado Carlin Moura (PC do B) com 27,04%


postado em 30/10/2016 18:34 / atualizado em 30/10/2016 21:17

Alex de Freitas votou com o otimos das pesquisa que o apontavam como favorito (foto: PSDB/Divulgação)
Alex de Freitas votou com o otimos das pesquisa que o apontavam como favorito (foto: PSDB/Divulgação)

O município de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, elegeu Alex de Freitas (PSDB) prefeito nas eleições deste domingo. Seu vice é Willian Barreiro. Com 100% dos votos apurados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o tucano aparece com 223.902 votos válidos (72,96%), com o segundo colocado Carlin Moura (PC do B) com 82.986 votos (27,04%).

Alex de Freitas comemorou a vitória no Facebook pouco tempo depois de iniciada a apuração das sessões eleitorais na cidade, que logo foi apontando a diferença esmagadora. Sua equipe de campanha alterou o status da rede social para "eleito o novo prefeito de Contagem". Votaram em branco 13.771 (3,81%) eleiotres de Contagem, sendo que os votoss nulos somaram 41.199 (11,39%).

No município da Grande BH, terceiro maior colégio eleitoral mineiro, com 456,9 mil eleitores, o atual prefeito, Carlin Moura (PCdoB), que no primeiro turno teve 27,87% (79.454) dos votos válidos, contra 24,68% (70.358) de Freitas, perdeu o favoritismo que parecia ter no começo da campanha para o segundo turno. Alex começou a corrida eleitoral registrando apenas 2% das intenções de votos. 

No segundo turno das eleições Alex polemizou os bastidores da política local ao dispensar o apoio de caciques tradicionais de Contagem, como o ex-prefeito Ademir Luca (PR) e do ex-governador Newton Cardoso (PMDB).

Foi responsável pela reorganização da Feira do Eldorado, a reforma da Praça da Glória, e a criação do Banco de Empregos, que facilitou a entrada de centenas de pessoas no mercado de trabalho no município, entre outros. Alex idealizou o Projeto Licitação Já que estimula a concorrência entre as empresas de ônibus para que a população tenha acesso a um transporte público de qualidade.

PSDB de volta ao comando de Contagem


A eleição de Alex devolve o PSDB ao comando do terceiro maior colégio eleitoral de Minas Gerais, e consolida uma das mais importantes etapas de renovação do partido em Contagem.  Os tucanos estiveram à frente do executivo da cidade de 1989 a 1992, de 1993 a 1996, e de 2001 a 2004.

Emocionado, Alex de Freitas agradeceu a confiança depositada pela população. “Tenho clareza de que nossos desafios são grandes. Em que pese os tempos de crise, de redução da arrecadação municipal, temos a certeza que, com uma gestão focada na excelência e na transparência da aplicação dos recursos públicos, é possível fazer mais com menos. Nossa maior ‘cruzada’, entretanto, é resgatar na população, através de uma gestão séria e competente, a crença na política enquanto instância maior de superação das desigualdades e inclusão social”.

A Coligação Contagem para o Futuro (PSDB, PV, PPS, PMB, PSB, PP, PTdoB, PSL, PRP e o SD), conseguiu reunir a maioria dos partidos do mesmo campo político no plano nacional, entre eles o PSB, que indicou o vice da Coligação, o vereador William Barreiro. “Construímos em Contagem uma coligação que reuniu homens e mulheres que estavam realmente preocupados com os rumos da nossa cidade”, destacou Barreiro.

O prefeito eleito, o microempresário Alex de Freitas, de 42 anos, é natural de Contagem e na campanha destacou que morou em nove bairros do município e sentiu na pele os problemas que a cidade enfrenta na atualidade. Em 2015 deixou o PSB para se filiar ao PSDB e disputar a eleição.

De auxiliar a administrador e agora prefeito

Casado, pai de três filhos - Ana Clara, de 13, e os gêmeos Gustavo e Theodoro. Aprendeu na prática a ser um bom gestor, já que não concluiu o curso superior de administração pública. Começou sua trajetória pública em 1997, como auxiliar administrativo na Regional do Petrolândia. Por sua dedicação, quatro anos depois, deu um salto profissional e foi nomeado o administrador da regional, onde fez trabalhos que até hoje são lembrados pelos moradores da região.

Em 2013, Alex foi nomeado secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. À frente da pasta, ele conseguiu — em tempo recorde — a assinatura do termo de cooperação mútua entre as cidades de Jiaxing (situada ao norte da China) e Contagem, transformando-as em cidades-irmãs.

Foi responsável pela reorganização da Feira do Eldorado, a reforma da Praça da Glória, e a criação do Banco de Empregos, que facilitou a entrada de centenas de pessoas no mercado de trabalho no município, entre outros. Alex idealizou o Projeto Licitação Já que estimula a concorrência entre as empresas de ônibus para que a população tenha acesso a um transporte público de qualidade.

Depois de confirmada a vitória, subiu num trio elétrico e foi para a Praça da Glória agradecer os eleitores e parceiros da campanha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)