
A performance artística passaria despercebida se o local não fosse o palácio e o horário, entre as 22 horas e as 2 horas, não tivesse sido a noite de um dia tenso, quando Dilma, no início da tarde, foi afastada definitivamente e Temer inaugurava seu governo efetivo. No momento do ensaio, Temer estava voando para a China.
A movimentação, apesar da hora, provocou curiosidade de funcionários do Planalto e da segurança, que não havia sido avisada. A autorização para a realização do ensaio foi dada pela funcionária da Coordenação de Relações Públicas da Presidência (Corep) Anna Karina Maiorana, que exercia função comissionada, e foi demitida por isso.
A Secom disse que “não autorizou” a realização do ensaio e que o trabalho “extrapolou qualquer autorização”. Considerou ainda que “houve uma certa permissividade no ambiente do Planalto” e que “não houve” autorização para realização de vídeo.
A gravação foi feita pela própria artista plástica e pelo fotógrafo Kazuo Okubo e postada no Facebook. Durante a execução dos trabalhos, Ana ironiza, dizendo que a equipe estava no Palácio do Planalto, que chama de a “Casa Branca” brasileira.
