(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cunha afirma que 'não vai renunciar'


postado em 05/05/2016 16:28

(foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)
(foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

Afastado temporariamente do mandato e da Presidência da Câmara dos Deputados por decisão liminar do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Cunha disse na tarde desta quinta-feira que não há chance de ele renunciar. A informação foi transmitida pela assessoria de Cunha. Também segundo a assessoria, ele dará entrevista coletiva nesta quinta-feira depois da sessão do STF em que o plenário da Corte vai decidir se mantém ou não a liminar de Zavascki.

Na manhã desta quinta-feira, o ministro Teori Zavascki e relator da Lava-Jato, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar na manhã desta quinta-feira pedindo o afastamento do presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB/RJ) do mandadto de deputado federal. Zavascki justificou o pedindo alegando 11 situações em que o peemedebista usou o cargo para obstruir as investigações da Operação Lava-Jato. O vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PP/MA), assume o cargo de presidente interino até o STF decidir em definitivo a questão. Se confirmado o afastamento, haverá nova eleição para escolher quem irá presidir a Câmara.

A decisão do ministro Teori Zavascki atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), feito em dezembro do ano passado, que alega que Cunha usou o cargo para interferir nas investigações da Operação Lava-Jato, da qual ele é alvo.

A liminar de Zavascki acontece um dia depois de o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, anunciar no final da sessão da tarde dessa quarta-feira na Corte, que vai pautar para a análise em plenário o afastamento de Eduardo Cunha do cargo de presidente da Câmara dos Deputados.

Com Agência Câmara


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)