(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

New York Times destaca crise política no Brasil e traz entrevista com Delcídio

Jornal americano publicou uma reportagem de capa nesta segunda-feira. Delação premiada do senador Delcídio do Amaral é tema central


postado em 04/04/2016 11:30 / atualizado em 04/04/2016 12:45

(foto: Reprodução/New York Times)
(foto: Reprodução/New York Times)

A crise política no Brasil e a delação do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) à Polícia Federal (PF) é tema central de uma reportagem de capa na edição impressa de hoje do jornal norte-americano The New York Times. Com a foto da presidente Dilma Rousseff como a principal da primeira página, a publicação aborda a "rede de corrupção" que se espalhou pelo país. A capa ainda traz imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do protesto pró-impeachment ocorrido em São Paulo, do senador Delcídio e do juiz Sérgio Moro. A publicação também mostra o passo a passo do processo de impeachment da presidente Dilma, "acusada de violar leis fiscais, utilizando recursos de bancos estatais para cobrir déficits orçamentários".

O texto também conta o episódio em que Delcídio foi gravado planejando um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para tirar o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró da prisão e enviá-lo para fora do país. A publicação diz que o testemunho do senador acelerou a crise política do Brasil. A delação de Delcídio, apontada como uma revelação dos "bastidores" do esquema de corrupção no Brasil, teria deixado o governo Dilma mais perto do "colapso", segundo o New York Times.

O jornal traz trechos de uma entrevista com o senador Delcídio. "Eu senti como se tivesse batendo contra um muro depois de uma perseguição em alta velocidade ", lembrou Delcídio, ao ser preso. "Eu estraguei tudo, então eu percebi que precisava de uma chance para consertar a situação. É preciso ser pragmático", afirmou Delcídio ao New York Times, em referência a delação premiada.

Além da prisão do ex-líder do governo na Câmara, ocorrida em novembro do ano passado, a reportagem destaca o começo das investigações da operação Lava-Jato, "quando os promotores descobriram um esquema de dentro da companhia nacional de petróleo (Petrobras)".

As conversas telefônicas autorizadas pelo juiz Sérgio Moro, além do suposto envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esquema de corrupção e a nomeação dele como ministro-chefe da Casa Civil também foram citados. O assunto ganhou destaque em uma retranca chamada de “Game of Thrones do Brasil”. (Com agências)





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)