(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Condenado por corrupção, 'Japonês da Federal' tem recurso negado no STJ

Newton Hidenori Ishii, mais conhecido como 'japonês da Federal', por escoltar presos da Operação Lava-Jato, foi condenado por facilitar a entrada de contrabando no país


postado em 15/03/2016 09:41 / atualizado em 15/03/2016 10:22

'Japonês da Federal' a três processos sob acusação de facilitar a entrada de contrabando no país(foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo)
'Japonês da Federal' a três processos sob acusação de facilitar a entrada de contrabando no país (foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo)
Celebridade na Operação Lava-Jato, o policial federal Newton Hidenori Ishii e outros dois réus tiveram recurso negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por envolvimento na Operação Sucuri - deflagrada em 2003 contra 19 policiais acusados de facilitar a entrada de contrabando no país. A defesa de Ishii, mais conhecido como 'japonês da Federal' por aparecer escoltando presos da Operação Lava-Jato, informou que já recorreu à 5ª Turma do STJ, já que a decisão contra os clientes foi monocrática.

Os processos relativos à Operação Sucuri ainda não resultaram em prisão de qualquer um dos acusados.O caso segue em segredo de justiça. Em 2009, entretanto, a Justiça Federal em Foz do Iguaçu informou que os agentes federais haviam recebido penas que variavam entre oito anos, um mês e 20 dias de reclusão a quatro anos e oito meses, além de multas.

O 'japonês da Federal' responde a três processos oriundos da Operação Sucuri, na esfera criminal, outro administrativo e um terceiro por improbidade administrativa. Caso de 2003 ainda corre nas esferas criminal e administrativa

Celebridade

Com a Operação Lava-Jato, Newton Hidenori Ishii ganhou não só apelido de 'japonês da Federal' - que lhe rendeu muitos memes nas redes sociais. No dia 17 de fevereiro passado, Ishii " foi passear" na Câmara dos Deputados. De férias e à paisana, Ishii circulou pelo plenário e foi tietado por parlamentares, assessores e seguranças.

Antes de visitar a Câmara, o 'japonês da Federal' participou da posse da diretoria da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e aceitou o convite do deputado Aluísio Mendes (PTN), ex-agente da PF, para visitar o Congresso.

Carnaval

No carnaval deste ano, o 'japonês da PF' virou máscara. Em 2015, ele havia sido homenageado com uma marchinha e um boneco de Olinda. A máscara do rosto de Ishii foi confeccionada em dois modelos, com e sem óculos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)