(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 40 mil famílias deixaram Programa Bolsa Família em Minas por melhoria na renda

Os desligamentos voluntários representam queda de 3,5% no número de benefícios pagos


postado em 19/01/2016 19:32

A melhoria nas condições financeiras e na renda possibilitaram que mais de 40 mil famílias deixassem de receber os benefícios do Programa Bolsa Família. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), entre janeiro de 2015 e o mesmo mês deste ano o número de beneficiários, que era de 1.139.962 famílias, passou para 1.099.909. Esse número corresponde a uma queda de 3,5% .

A melhoria na renda ainda possibilitou que, no mesmo período, o montante de benefícios pagos a famílias compreendidas como extremamente pobres foi reduzido, de 998.085 em janeiro de 2015, para 907.815 em janeiro de 2016, em 9% (90.270).

O Programa Bolsa Família beneficia famílias pobres, com renda mensal de até R$ 154 per capita, e famílias em extrema pobreza, nas quais a renda mensal não ultrapassa R$ 77 per capita. A Diretoria de Proteção Social Básica da Sedese constatou que a melhoria da renda das famílias ficou clara nos processos de atualização cadastral e nas solicitações de desligamento voluntário do programa.

Para a subsecretária de Assistência Social da Sedese, Simone Albuquerque, esses resultados demonstram a importância do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na proteção das famílias quando precisam. “No caso do Bolsa Família, elas precisam da renda, então, o Suas tem uma efetividade nesse momento, mas também tem mostrado sua efetividade na prevenção das situações de vulnerabilidade. E a maior demonstração disso é a colaboração do sistema para que as famílias possam sair da extrema pobreza”, afirma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)