(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Eduardo Cunha pode perder título de cidadão honorário de Belo Horizonte


postado em 27/10/2015 06:00 / atualizado em 27/10/2015 08:18

Cunha recebeu o título em janeiro na Câmara Municipal de Belo Horizonte(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 23/1/15)
Cunha recebeu o título em janeiro na Câmara Municipal de Belo Horizonte (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 23/1/15)
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), pode deixar em breve de ser um cidadão honorário de Belo Horizonte. Depois da multiplicação das denúncias de corrupção envolvendo o nome do peemedebista, que havia recebido a homenagem em 23 de janeiro na Câmara Municipal, o título pode ser cassado se a Casa acolher o requerimento apresentado nessa segunda-feira (25) pelo vereador Gilson Reis (PCdoB). Além da destituição do diploma concedido ao carioca, Reis solicitou à Mesa Diretora que edite uma resolução tornando a perda automática, sempre que algum homenageado for envolvido em crimes hediondos ou financeiros contra o Estado.

Às vésperas de sua eleição como presidente da Câmara, Eduardo Cunha veio a Belo Horizonte receber o título, oferecido a pedido do então vereador, hoje deputado federal, Marcelo Aro (PHS). Na ocasião, Aro ofereceu um jantar com a participação de 20 a 30 parlamentares e anunciou apoio do seu partido para a eleição de Cunha em Brasília. Nessa segunda-feira, Marcelo Aro não retornou a ligação da reportagem para comentar o assunto. Gilson Reis diz não saber quanto custou a homenagem na Câmara de BH pelo fato de não ter sido o autor do pedido.


[“Solicitei agora à tarde a destituição do título pelo fato de ele estar envolvido em desvios de dinheiro do Estado brasileiro. Já está mais do que comprovado pela Polícia Federal, pelo Ministério Público do Brasil e da

Suíça, e existem dois processos dele no Supremo Tribunal Federal. Não podemos deixar essa honraria prevalecer sobre todos os malfeitos dele”, justificou Gilson Reis.


Integrante de partido aliado ao PMDB, Reis diz acreditar que o presidente da Câmara vá perder cada vez mais apoio. “A sociedade brasileira exige reparação do malfeito, todos estão indignados e ele passou a ser o principal expoente dessas denúncias”, afirma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)