(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Para ministro, mudança no Reintegra foi mau sinal para previsibilidade


postado em 16/09/2015 16:49

Brasília, 16 - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, se mostrou insatisfeito com as decisões anunciadas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, no que se refere ao seu setor. Segundo Monteiro, ele não participou das negociações. O ministro disse ainda que a redução da alíquota do Reintegra foi um mau sinal e gera imprevisibilidade ao setor exportador. "Foi um mau sinal na medida em que você gera instabilidade às regras, a previsibilidade é muito importante e isso afeta o cálculo econômico do exportador", afirmou, ao sair de uma reunião com o dirigente da Fazenda, nesta quarta-feira, 16.

O governo decidiu reduzir ainda mais a alíquota do Reintegra. Após diminuir o benefício de 3% para 1%, a equipe econômica definiu que uma nova redução era necessária e, para 2016, cortou o benefício de 1% para 0,1%. Monteiro preferiu não expressar uma opinião direta sobre a decisão do governo. "Eu não tratei desse tema, acho que esse tema corresponde a uma decisão do governo e não queria me manifestar sobre isso", disse.

Sobre o Sistema S, que também sofreu alterações, o dirigente do MDIC frisou que também não participou das negociações. Para ele, a decisão de alterar as regras para o sistema teria sido melhor encaminhada de forma negociada. "O sistema, por todas as razões, compreende as dificuldades que o País vive e haveria disposição para oferecer contribuição a partir de um modelo negociado, de parceria", ressaltou.

"Modelo da solução negociada e da parceria é sempre o melhor modelo. Eu não posso falar pelo governo porque não decidi e não encaminhei", afirmou o ministro, que já foi presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Balança

Em uma perspectiva otimista, Monteiro reafirmou que a balança comercial terminará o ano com um saldo positivo e fez projeções melhores para o resultado final. "Eu disse, há algum tempo, que poderíamos chegar a US$ 12 bilhões de superávit. Acho que, muito provavelmente, vai passar dos US$ 12 bilhões", finalizou. O ministro evitou falar sobre a CPMF, que também faz parte das medidas para aumento de receita anunciados na segunda-feira pelo governo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)