(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aécio defende resgate da ética

Na terra do avô, tucano diz é preciso falar "não à corrupção" e garantir a decência na vida pública


postado em 29/09/2014 00:12 / atualizado em 29/09/2014 07:03

Na Igreja do Pilar, em São João, Aécio e sua mulher, Letícia Weber, batizaram os filhos Julia e Bernardo(foto: Beto Noves/EM/D.A Press)
Na Igreja do Pilar, em São João, Aécio e sua mulher, Letícia Weber, batizaram os filhos Julia e Bernardo (foto: Beto Noves/EM/D.A Press)

São João del-Rei - O candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves, relembrou seus primeiros passos na política e citou os ensinamentos de seu avô, o ex-presidente Tancredo Neves, como principais motivações para a última semana de campanha. A sete dias das eleições, o tucano visitou a terra natal de Tancredo e usou um tom emocional ao falar sobre sua trajetória. Em São João del-Rei, ele apontou seu avô como exemplo de homem público que não se envolveu em escândalos de corrupção e falou sobre a importância de resgatar os valores da ética na administração federal. “Uma semana nos separa das eleições e não tem lugar melhor do que a terra de meu avô Tancredo e de Tiradentes para garantir que a decência e a vida pública podem caminhar juntas no Brasil. E essa sinalização precisa partir de Minas. Temos que falar um não à corrupção e sim a um governo correto, regido pela ética”, disse o candidato.

O tucano citou também o ex-presidente Juscelino Kubitschek, ressaltando a presença histórica de mineiros no Palácio do Planalto e destacando “valores históricos de decência e honra” do povo mineiro. Em seu discurso para lideranças da cidade e de outros municípios vizinhos, da região do Campo das Vertentes, Aécio pediu a confiança dos mineiros para chegar ao segundo turno e que “redobrem os esforços na reta final” por sua candidatura. Ao lado do governador Alberto Pinto Coelho (PP), do candidato ao Senado Antonio Anastasia (PSDB) e do candidato ao governo de Minas Pimenta da Veiga (PSDB), o senador relembrou que foi em São João del-Rei, no início de junho, que ele deu início à sua campanha para a Presidência, repetindo o gesto do avô, que visitava a cidade em datas importantes.

“Venho à minha casa, à minha causa, que sempre foi Minas. Como é bom você poder, depois de 30 anos, caminhar pelas mesmas calçadas de pedras e reencontrar os mesmos amigos e olhar de cabeça erguida e poder dizer: eu honrei cada dia desses 30 anos que vocês confiaram em mim. Foi aqui nesta terra que recebi os primeiros estímulos e exemplos que levei ao longo desses 30 anos. Quis o destino que fosse eu, filho desta terra, o responsável por mostrar ao país que podemos ter um país mais decente. Há 60 anos, foi Juscelino (Kubitschek), há 30 foi Tancredo, outro mineiro que nos liderou na busca pela democracia, agora nos unimos mais uma vez em uma nova disputa”, discursou Aécio.

Batizado


Na parte da manhã, Aécio aproveitou a agenda na cidade histórica mineira para batizar seus filhos gêmeos, Bernardo e Julia, na Igreja do Pilar, onde ele mesmo e seu avô foram batizados. Os filhos de Aécio nasceram em junho e pela primeira vez foram trazidos à cidade natal de Tancredo. Durante o evento, o candidato pediu para não falar sobre eleições e temas da campanha. Ao lado de sua mulher, Letícia Weber, e com os dois filhos no colo, afirmou na porta da igreja já se considerar um vitorioso. “Sou ou não vitorioso? Não preciso nem disputar as eleições. Eu já ganhei”, disse Aécio. A cerimônia contou com cerca de 50 pessoas, entre populares que foram até a igreja, familiares de Aécio e os padrinhos, o empresário Alexandre Accioly, empresário, e Camila Weber, irmã de Letícia.

Na porta da casa de sua família, o Solar dos Neves, Aécio fez um pronunciamento depois de voltar do batizado, ressaltando que nos próximos sete dias de campanha pretende manter a mesma postura que teve nos últimos meses, de “questionar os problemas do país” e defender os valores de decência para os representantes políticos do Brasil.

O evento com as lideranças políticas da região foi marcado também por muitas críticas à administração petista. Parlamentares que discursaram antes de Aécio cobraram uma força maior na reta final de campanha para impedir que o candidato do PT Fernando Pimentel vença as eleições em Minas Gerais. Aécio também criticou o governo federal, citando recorrentes casos de corrupção nos últimos anos. “Convoco todos os mineiros para que se levantem e digam não à corrupção e sim a Pimenta da Veiga”, disse o tucano. Hoje, Aécio faz campanha à tarde em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e de noite se encontra com médicos em Belo Horizonte. O candidato pretende encerrar sua campanha na capital mineira, no sábado, véspera da eleição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)