(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Consultoria diz ver 'onda Marina' com certa ressalva

Para cientista político, houve exagero de avaliações das perspectivas de vitória dela como franca favorita


postado em 05/09/2014 15:07 / atualizado em 05/09/2014 15:32

Ribeirão Preto - O cientista político e chefe de Pesquisa sobre Mercados Emergentes do Eurasia Group, Christopher Garman, afirmou nesta sexta-feira, 05, que a consultoria sempre viu com ressalva a chamada "onda Marina Silva", numa referência à expectativa de vitória da candidata do PSB após ela assumir a candidatura a presidente e ainda ultrapassar Dilma Rousseff (PT) no cenário de um segundo turno.

"Sempre vimos a onda Marina com certa ressalva e houve exagero de avaliações das

perspectivas de vitória dela como franca favorita", disse. "E as pesquisas indicam que a presidente (Dilma) tem poder de reação", afirmou, ao participar de teleconferência realizada pela GO Associados.

Garman disse que existe um viés analítico de subestimar os ativos eleitorais dos governantes e que, mesmo com vantagem de Marina, pesquisas mostram que a presidente tem poder de reação. Dados apontados por ele indicam que, se um governante tem 40% de aprovação de seu governo, há uma perspectiva positiva para a reeleição. "O banco de dados que temos disponível aponta que índice de reeleição, em 240 eleições avaliadas, é de 80% nessas condições. E Dilma tinha 44% de aprovação e foi a 49%", citou. "Não só a presidente entrou com taxa de aprovação consistente para reeleição como ganhou pontos."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)