(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Equipe de 50 peritos corre para liberar restos mortais neste sábado

Se os prazos se confirmarem, o funeral de Campos começará por volta das 20h e o enterro será amanhã, às 17h


postado em 16/08/2014 00:12 / atualizado em 16/08/2014 07:46

Preparativos para o velório e sepultamento do ex-governador Eduardo Campos e assessores que estavam com ele durante voo que culminou em acidente tragico(foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press)
Preparativos para o velório e sepultamento do ex-governador Eduardo Campos e assessores que estavam com ele durante voo que culminou em acidente tragico (foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press)
Os restos mortais das sete pessoas que estavam na aeronave que caiu na última quarta-feira, em Santos, devem ser liberados pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de São Paulo no início da tarde de hoje, entre o meio-dia e as 14h. Ainda que o IML não tenha se pronunciado em relação a prazos, a informação foi divulgada ontem pelo deputado federal e possível vice de Marina Silva na corrida presidencial, Beto Albuquerque (PSB-RS), e pelo governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB). Eles estão acompanhando de perto o trabalho dos peritos e os preparativos para o traslado dos corpos, além de manter conversas constantes com a cúpula do governo de São Paulo, incluindo o governador Geraldo Alckmin, que está acompanhando todo o trabalho da polícia científica pessoalmente. Se os prazos se confirmarem, o funeral de Campos começará por volta das 20h e o enterro será amanhã, às 17h.

Do IML, os corpos seguirão para uma funerária. Um tabelião de Santos viajará a São Paulo para participar dos trâmites. Os serviços cartoriais serão feitos no 10° Tabelião de Notas da Capital de São Paulo. A previsão é de que os corpos comecem a ser trasladados entre o fim da tarde e o início da noite de hoje, segundo a primeira-dama de Pernambuco, Leila Queiroz. A liberação dos restos mortais de todas as vítimas será feita ao mesmo tempo, atendendo a um pedido da viúva de Eduardo Campos, Renata.

Segundo informações repassadas por políticos que estão acompanhando o trabalho em São Paulo, as famílias dos dois pilotos e dos cinco passageiros assinaram documentos autorizando que, caso sejam encontrados novos restos mortais após os sepultamentos, ele serão recolhidos e incinerados. O transporte dos caixões será feito em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ontem, o coordenador da agenda da campanha de Eduardo Campos, Lauro Gusmão, estava de posse de uma cópia da procuração assinada por Renata Campos permitindo a retirada dos restos mortais de Eduardo Campos. Segundo ele, o ex-deputado Maurício Rands viajou ontem a São Paulo com o documento original, que será levado ao cartório. Emerson Valadares está na cidade para a liberação dos restos mortais do irmão, o assessor de campanha e ex-deputado federal morto no acidente, Pedro Valadares.

Uma equipe de 50 peritos do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo e da Polícia Federal, entre eles, 10 especialistas em genética, trabalhava intensamente ontem na identificação de fragmentos dos corpos das sete vítimas, por meio de exames de DNA. Segundo o IML, os restos mortais só serão liberados quando forem obtidos os perfis de todas as vítimas por meio da análise de DNA, um procedimento considerado complexo. Os peritos extraem material dos fragmentos para mapear o DNA e fazer a comparação com outras amostras. Após o cruzamento com material genético colhido de parentes das vítimas, as partes dos corpos são identificadas.

“Evaporado” O dentista de Eduardo Campos, Francisco Cavalcanti, esteve em São Paulo para tentar ajudar na identificação do corpo do ex-governador, mas afirmou que não foi possível fazer o reconhecimento por meio da arcada dentária. “Não tem como. Não havia arcada de Eduardo nem de ninguém, pelo menos até ontem (quinta-feira) à tarde. É como se (Campos) tivesse evaporado. Se tivesse sido achado algo, eu poderia confrontar com a documentação que tenho dele, que é recente. Mas o reconhecimento só ocorrerá por DNA”, disse o dentista, que atendeu o ex-governador por 25 anos.

Buscas estendidas No fim da manhã de ontem, bombeiros encontraram novos fragmentos de corpos no local do acidente. “Nas buscas de hoje (ontem), novas partes dos corpos, que já estão sendo encaminhadas para o IML, foram localizadas. Por isso, vamos prorrogá-las até domingo”, anunciou o porta-voz do Corpo de Bombeiros, comandante Marcos Palumbo.

No terceiro dia de buscas, os bombeiros concentraram os trabalhos em um bambuzal localizado no terreno onde ocorreu o impacto da queda.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)