(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimentel promete projeto de lei para aposentados voltarem a trabalhar

A proposta anunciada por Pimentel pretende dar condições a aposentados no governo de Minas que queiram voltar a trabalhar. Para o candidato, muitos deles se aposentaram com potencial de vida útil profissional


postado em 16/07/2014 11:50 / atualizado em 16/07/2014 12:14

Fernando Pimentel quer dar condições a aposentados para voltarem a trabalhar na administração pública(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Fernando Pimentel quer dar condições a aposentados para voltarem a trabalhar na administração pública (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Ponto nevrálgico e recorrente de toda disputa eleitoral, a política dispensada ao funcionalismo público entrou pela primeira vez, nesta quarta-feira, na pauta da campanha deste ano ao governo de Minas. Quem introduziu o assunto foi o candidato da oposição ao atual governo e da coligação Minas para Você, Fernando Pimentel (PT). O petista prometeu que, se eleito, vai mudar o tratamento governamental em relação aos servidores públicos aposentados. Ele acenou até com a proposta de um projeto de lei para análise e aprovação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para, segundo ele, beneficiar esses servidores inativos.

Pimentel justificou a iniciativa: ”Acho, sem exagero, que a palavra mais adequada para descrever o que o governo do Estado faz e fez com o aposentado é crueldade. Acabou com paridade (salarial, em relação aos servidores da ativa), não deu aumento de salários e não dialoga. Trata-se muito mais que desprezo”. Essa justificativa de Pimentel aconteceu diante de uma plateia de representantes dos servidores públicos. Na manhã desta quarta-feira, ele se reuniu com lidernaças do Fórum Permanente Jornalista Cláudio Vilaça de Defesa dos Direitos do Servidor Público Estadual .

PImentel prometeu a essas lideranças que, se eleito, o projeto de lei destinado aos aposentados vai propor regras para que inativos possam voltar à ativa. Segundo Pimentel, muitos servidores se aposentam muito cedo e podem, se quisrem, ser resgatados para a administração pública, tendo em vista a experiência acumulada. “Eles ajudariam demais os municípios”, sugeriu o candidato, servidndo de exemplo como uma das opções para reaproveitamento desse servidores. A proposta de Pimentel observa uma lacuna nunca preenchida no Estado. Boa parte dos 853 municípios mineiros, em especial os de menor porte, se ressentem pela falta de servidores capacitados para ajudar na gestão dos municípios – principalmente quando se trata da elaboração de projetos para receber recursos dos governos estadual e federal.

Educação e Anel Rodoviário


Sem entrar em detalhes, como fez com os aposentados, Pimentel também prometeu melhorarar salários e condições de trabalho dos servidores da educação. Ele disse que essa parte do funcionalismo público também foi relegada pelo Executivo. “Também foram desvalorizados (servidores da educação)”, disse Pimentel, prometendo que irá chamar essa parcela dos servidores públicos estaduais para conversar.

Pimentel se comprometeu ainda, se eleito, a fazer as obras de duplicação do Anel Rodoviário. Ele disse que o governo federal disponibilizou os recursos há três anos . No entanto, ele garantiu que o investimento ainda não foi realizado por falta de projeto do governo estadual.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)