(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jornalista dono do Novojornal recebe alta e retorna ao Ceresp Gameleira

Marco Aurélio Flores Carone foi levado a unidade de saúde, após passar mal na tarde dessa quarta-feira


postado em 23/01/2014 18:57 / atualizado em 23/01/2014 19:24

(foto: Reprodução/Youtube )
(foto: Reprodução/Youtube )
O jornalista Marco Aurélio Flores Carone, proprietário do Novojornal, recebeu alta na tarde desta quinta-feira. Ontem o jornalista foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste e depois transferido para um hospital particular, segundo informações da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), após sofrer um pico de pressão e passar mal dentro do Ceresp da Gameleira, onde estava preso desde a tarde da última segunda-feira. Segundo o advogado Hernandes Purificação de Alecrim, seu cliente não tomou os remédios indicados para os problemas de saúde que tem (diabetes e pressão alta) e acabou tendo o mal estar. Carone foi encarcerado na segunda-feira por decisão da juíza substituta da Segunda Vara Criminal, Maria Isabel Fleck, a pedido do promotor André Luiz Garcia. O promotor alega que o detido intimidava testemunhas – em processo no qual é réu – com publicações de denúncias em seu site.

Nessa quarta-feira, a Polícia Civil convocou uma coletiva para divulgar que encontrou indícios da participação de Marco Aurélio com o atentado contra o promotor de Justiça André Luís Garcia. De acordo o delegado Guilherme da Costa Oliveira Santos, titular da 4ª Delegacia de Investigação de Falsificação, Sonegação Fiscal e Crimes contra a Administração Pública, foi encontrado dentro da agenda de Carone folhas avulsas com o endereço e a placa do carro do promotor.

Em 21 de dezembro, o vidro do carro de Garcia foi quebrado e partes do banco traseiro e do porta-malas foram queimadas . Ele trabalha na Promotoria de Combate ao Crime Organizado e teria recebido ameaças horas antes do incêndio. Em fevereiro de 2012, o promotor voltava de um culto religioso com a mulher quando o passageiro de uma moto atirou em seu carro. Ninguém se feriu. Na época, a suspeita recaiu sobre um irmão dele, que é advogado e havia sido preso dias antes, acusado de extorquir dinheiro de Garcia.

Marco Aurélio Flores Carone é acusado de usar o Novojornal como fachada para práticas de delitos contra a honra. O promotor André Luiz Garcia, que investiga o caso, ainda acusa Carone de integrar uma quadrilha comandada por Nilton Monteiro, que está preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem. Monteiro é tratado como lobista e especialista em falsificação de documentos, entre eles, a Lista de Furnas, com nomes de políticos que teriam recebido recursos da empresa para a campanha eleitoral de 2002.

A denúncia do MP acusa Marco Aurélio Carone de sete crimes: falsificação de documentos públicos e particulares, fraude processual, denunciação caluniosa, uso de documentos falsos, formação de quadrilha e falsidade ideológica.

Sindicato repudia

Na terça-feira o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) publicou uma nota que repudia “com veemência” a prisão de Marco Aurélio Flores Carone. No entendimento do sindicato, tanto a prisão quanto a ordem de retirar o site do ar “configuram ataques ao direito e à liberdade de expressão”. “Diante desses fatos, o SJPMG vem a público reafirmar sua posição intransigente na defesa da Democracia, da Justiça e das Liberdades Civis e Individuais”, diz a nota.

Com informações de Daniel Camargos


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)