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Estado de Minas CAMINHOS EMPOEIRADOS E COM POUCAS OBRAS

Projeto do governo de Minas para pavimentação de estradas segue estagnado

Dos 235 projetos de pavimentação de estrada anunciados pelo governo de Minas há quase três anos, apenas um, que prevê o asfaltamento de 10 quilômetros, foi concluído


postado em 19/03/2013 06:00 / atualizado em 19/03/2013 09:05

Trecho da estrada de terra que liga a sede do município de Sabará ao distrito de Ravena: sem data para o início da pavimentação(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)
Trecho da estrada de terra que liga a sede do município de Sabará ao distrito de Ravena: sem data para o início da pavimentação (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)


A demora para tirar do papel as melhorias prometidas para estradas mineiras não fica restrita aos trechos mais movimentados e perigosos do estado, como a BR-381 e o Anel Rodoviário da capital. Espalhados pelo interior de Minas estão mais de seis mil quilômetros de rodovias em terra batida e sem previsão para o início das obras de pavimentação. Na tentativa de mudar o cenário de atraso em trechos considerados de importância estratégica para incentivar a atividade econômica entre cidades de pequeno e médio porte, o governo mineiro lançou em junho de 2010 o programa Caminhos de Minas, que prevê o asfaltamento de 7,7 mil quilômetros, com 235 obras nas estradas estaduais. No entanto, quase três anos depois, somente uma obra foi concluída e, dos R$ 5 bilhões estimados para tirar da poeira centenas de rodovias mineiras, somente 6% foram executados entre obras e projetos executivos.

O único trecho entregue até agora liga o distrito de Piedade do Paraopeba, no município de Brumadinho, na Região Central, até a BR-040, com 10,9 quilômetros de pista asfaltada e servindo de acesso direto para o Instituto Inhotim. O último relatório divulgado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) com todas as obras cadastradas no programa mostra que apenas em quatro trechos as obras estão em andamento para asfaltar um total de 95,1 quilômetros. Outras 24 obras já foram contratadas, mas, segundo o DER, o início delas só acontecerá após a liberação de todos os licenciamentos ambientais e dos recursos, o que muitas vezes acaba atrasando os cronogramas iniciais. Na fila de espera para serem licitadas e já com projetos executivos concluídos estão outras 60 obras para a pavimentação de 1,5 mil quilômetros.

Com obras ainda longe de sair do papel em todas as regiões de Minas, um dos exemplos da dificuldade em acelerar o programa estadual está entre Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e o distrito de Ravena. O trecho de 12 quilômetros de estrada de terra vermelha batida serve de rota de escape apenas para motoristas mais aventureiros que querem evitar os frequentes engarrafamentos da BR-381. Com o projeto ainda a ser licitado e sem data para o início da pavimentação, a estrada curvilínea e cheia de aclives e declives é rota também para pequenos caminhões de uma mineradora que explora a região. Mas um mecânico que tem uma oficina às margens da rodovia, que se identificou apenas como Benedito, garante que veículos maiores não conseguem vencer o percurso até Sabará.

Sebastião Ferreira, caminhoneiro (sobre a estrada em Sabará)(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)
Sebastião Ferreira, caminhoneiro (sobre a estrada em Sabará) (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)
Dono de um sítio às margens da via de terra, que em algumas partes é estreita e só permite o trânsito de um veículo por vez, o caminhoneiro Sebastião Ferreira, de 64 anos, conta que ouve falar de um projeto para pavimentar a estrada há alguns anos. "Acho que agora vai sair. Esta estrada é muito importante para todos aqui, seria muito bom se fosse asfaltada. Eu fico na torcida, porque acho que minha terra vai se valorizar muito se acontecer mesmo", afirma ele, enquanto supervisiona alguns empregados que capinam seu terreno. "Outro dia mesmo, teve um acidente na rodovia, isso aqui ficou que não cabia de carro. Muita gente passa por aqui para desviar do trânsito", conta.

Meta Para chegar próximo da meta prevista até o fim de sua gestão à frente do Palácio da Liberdade, em dezembro de 2014, o governador Antonio Anastasia (PSDB) terá de aumentar significativamente os investimentos para a pavimentação das rodovias em todas as regiões do estado. Apesar de não ter um prazo oficial para o término do programa, a integração das cidades mineiras como forma de reduzir as desigualdades regionais foi considerada uma das prioridades da atual gestão. O Caminhos de Minas, planejado para dar sequência às ações do Proacesso – outro programa de asfaltamento de vias estaduais criado em 2004 e encerrado em 2009 –, foi lançado como o maior conjunto de obras de infraestrutura viária do estado.

Entretanto, a valorização presente no discurso ainda não ocorreu na prática e até agora foram poucas as máquinas e funcionários liberados para recuperar as MGs. No semestre seguinte ao lançamento, em 2010, não foi registrado nenhum gasto com o Caminhos de Minas e, em 2011, somando a elaboração de projetos executivos e estudos técnicos, foram gastos R$ 10,9 milhões. A partir do ano passado, o dinheiro reservado para o programa passou a contar com um aumento expressivo, chegando a R$ 279 milhões. Neste ano, foram gastos até a semana passada mais R$ 35,2 milhões. Apesar do aumento da verba reservada em 2012, somados todos os gastos do programa desde seu lançamento, o Caminhos de Minas recebeu apenas 6% do montante prometido.

Licitação O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Carlos Melles, avaliou que a morosidade na liberação de recursos foi o principal motivo para a baixa execução nos dois primeiros anos do programa. “Depois de trabalhar nos projetos, que a pedido do governador vão priorizar um pouco de cada região do estado, 63 obras serão licitadas em abril e algumas no segundo semestre”, disse o secretário, acrescentando que até o fim do ano que vem espera ter 40 dessas obras entregues. Segundo Melles, os R$ 3 bilhões estão garantidos para tirar todos os projetos do papel.


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