(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quatro nomes em evidência para sucessão no governo de Minas


postado em 19/03/2013 06:00 / atualizado em 19/03/2013 06:41


As articulações dentro do PSDB mineiro para a candidatura própria ao governo do estado já começaram. Semana passada, apoiadores do deputado federal licenciado Nárcio Rodrigues, que comanda a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, lançaram o nome do parlamentar para a sucessão de Antonio Anastasia. Eles criaram uma página no Facebook, batizada de “Quero Nárcio Rodrigues governador”. O grupo é fechado, mas já conta com quase 2 mil seguidores.

Além do secretário, o partido conta ainda com outros possíveis candidatos, como os deputados federais Rodrigo de Castro e Marcus Pestana e o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro. Oficialmente ninguém é candidato, mas nos bastidores os grupos já se mobilizam para conquistar apoios dentro e fora da legenda.

Um integrantes do grupo que lançou Nárcio, o secretário de formação política do PSDB Jovem, Jorge Lopes Cançado, disse que a intenção é reunir simpatizantes do trabalho do secretário para divulgar o que ele vem fazendo na pasta e o que ele já fez durante seus mandatos como deputado federal. O presidente do PSDB Jovem, Caio Nárcio, filho do deputado, disse que seu pai ficou feliz com a página, mas ponderou que ainda falta muito tempo para uma definição. “Meu pai é um dos deputados mais antigos do PSDB mineiro, foi um dos primeiros a integrar o projeto de Aécio, por isso é que natural que seja lembrado”, disse.

Outro tucano também foi lançado candidato na semana passada. Em visita a Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, o nome de Dinis Pinheiro foi aventado como um dos nomes para disputar o Palácio da Liberdade. Durante uma das audiências públicas que o Legislativo tem feito em todas as regiões do estado para prestar contas de suas ações, ele foi lembrado como candidato por deputados que o acompanhavam durante o evento. Fato semelhante ocorreu, no mesmo dia, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.

Posição

Apesar de tantos nomes, o vice-presidente do PSDB mineiro, deputado federal Domingos Sávio, disse que o partido só vai tomar uma posição depois de resolvida a candidatura presidencial de Aécio e após o governador Anastasia decidir se vai disputar o Senado em 2014. Para ele, se Anastasia sair para o Senado, o vice-governdor Alberto Pinto Coelho (PP) assume o governo do estado e se torna assim um candidato natural em 2014. Domingos Sávio defende que haja uma definição de Anastasia assim que o nome de Aécio for referendado pelo partido como presidente nacional da legenda e pré-candidato a presidente. Para ele, o partido não pode deixar para a época das convenções essa decisão. Em sua avaliação, o partido talvez tenha de abrir mão de alguma candidatura majoritária para fazer composições e conquistar o Palácio do Planalto. “O nosso projeto maior é eleger Aécio presidente”, comenta o deputado. Para ele, não haverá disputas na legenda. “Todos esses nomes são soldados de primeira hora do PSDB”. assegura.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)