(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Collor diz que procurador-geral da República é "chantagista e prevaricador"


postado em 01/02/2013 11:57 / atualizado em 01/02/2013 11:02

Ao defender a candidatura de Renan Calheiros (PMDB/AL) à presidência do Senado, o senador Fernando Collor de Mello (PTB/AL) chamou, nesta sexta-feira, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de “chantagista e prevaricador”. Para Collor, por isso, Gurgel não teria “autoridade” moral para apresentar denúncia contra Renan Calheiros.

Collor lembrou que tramita no Senado representação contra a atuação de Gurgel no comando da Procuradoria-Geral da República. “Cabe ao Senado julgar (a representação)”. Collor também argumentou, em favor de Renan Calheiros, que o senador peemedebista já foi absolvido das acusações feitas agora por Gurgel.

Em 2007, Renan renunciou ao cargo de presidente do Senado para escapar de uma possível cassação do seu mandato. As acusações são as mesmas que agora são objeto de denúncia da procuradoria. Renan é suspeito de ter as despesas pagas por um lobista, como a pensão para a filha que teve com a jornalista Mônica Veloso. O senador alagoano teria usado notas fiscais frias relativas à venda de bois para tentar negar a acusação. O caso tramita no STF em segredo de Justiça.

Favorito para voltar ao comando do Senado, o líder do PMDB, Renan Calheiros, disse nesta sexta-feira, antes de começar a eleição para a nova Mesa Diretora da casa, que não comentará o teor da denúncia criminal do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, contra ele, divulgada nesta sexta-feira pela Revista Época. A ação da Procuradoria acusa Renan de peculato (desvio de dinheiro público), falsidade ideológica e uso de documentos falsos.

Gurgel sustenta que Renan não tinha patrimônio suficiente para justificar os gastos com despesas pessoais decorrentes de um relacionamento extraconjugal. Na época do escândalo, em 2007, Renan foi acusado de ter esses gastos bancados por lobista de uma empreiteira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)