(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dudu do Salão "derruba" Pedrão do Depósito; Pelé do Vôlei assume na Câmara de BH


postado em 05/12/2012 12:23 / atualizado em 05/12/2012 11:51

Antes mesmo de dar posse aos vereadores eleitos neste ano, no próximo dia 1º de janeiro, a Câmara Municipal de Belo Horizonte está às voltas com a primeira dança das cadeiras entre os parlamentares. Uma das 41 vagas do Legislativo da capital trocou de dono: no lugar de Rogério Nogueira Barbosa (PTC), o Pedrão do Depósito, vai assumir José Francisco Filho (PT do B), mais conhecido como Pelé do Vôlei. A mudança está publicada  na edição desta quarta-feira no Diário da Justiça Eletrônico, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

A reviravolta aconteceu em função de uma pendência judicial,  resolvida pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE). Tudo começou com uma ação de impugnação da candidatura a vereador de Anderson Rodrigues Neves (PT do B), o Dudu do Salão, questionado judicialmente por não ter se desincompatibilizado do cargo de presidente da Associação dos Amigos e Moradores dos Bairros João Pinheiro e Alto dos Pinheiros seis meses antes das eleições, conforme prevê a legislação eleitoral. No entanto, o TSE entendeu que não havia necessidade para tanto já que a associação não administra recursos públicos, segundo prevê a lei nos casos da exigência de deixar o cargo para a disputa eleitoral.

Após a decisão do TSE, os 2.041 votos obtidos por Dudu do Salão puderam  ser computados pelo TRE-MG. O acréscimo desses votos ao PT do B, partido de Dudu, refletiram no quociente eleitoral, que é um índice usado para calcular o número de eleitos de cada legenda. Portanto, Dudu do Salão, mesmo sem se beneficiar diretamente, acabou ajudando a eleger o correligionário do seu partido, Pelé do Vôlei (PT do B), até então primeiro suplente com 4.546 votos. De quebra, Dudu do Salão acabou “derrubando” o Pedrão do Depósito, que obteve 6.079 votos.

A mudança deu à coligação PT do B/PP maior representatividade na Câmara de BH, que passou de três vereadores eleitos para quatro. O PTC, por sua vez, fica agora com apenas um parlamentar, Joel Gomes Moreira Filho. Com a nova totalização, o quociente eleitoral da eleição para vereador em BH passou de 30.600 para 30.650. Não há mais casos de registros de candidaturas de Belo Horizonte pendentes de recurso no TSE.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)