(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

No segundo turno, candidatos atenderm TRE e fazem menos sujeira nas ruas


postado em 29/10/2012 09:07

Ao contrário do primeiro turno, quando panfletos e outras peças publicitárias foram jogados por candidatos sujões nas ruas, desta vez o cenário foi outro. Cerca de oito toneladas de material – santinhos, folders, cartazes, panfletos e outros impressos semelhantes – que sobraram ou não foram utilizados pelos candidatos foram entregues no sábado à noite nos batalhões da Polícia Militar, nas quatro cidades onde houve segundo turno em Minas.

As coligações atenderam um ofício do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), Antônio Carlos Cruvinel, sugerindo a medida. No caso de Uberaba, houve um acordo entre os candidatos e os promotores eleitorais para diminuir a quantidade de papel espalhado nas calçadas. O promotor eleitoral de Uberaba, José Carlos Fernandes Júnior, ressaltou que no primeiro turno houve vários acidentes devido ao lixo eleitoral, e uma senhora chegou a cair e fraturar o fêmur.

Todo o material recolhido será doado para instituições que fazem reciclagem. Em Contagem, o 18º Batalhão recebeu quatro toneladas de material. Em Uberaba, o 4º Batalhão também recebeu quatro toneladas, e em Juiz de Fora, o 2º Batalhão recebeu material suficiente para encher três caçambas de Fiorino.

Mesmo com a medida, o TRE apreendeu 134 cavaletes em Contagem e registrou ocorrência de distribuição irregular de material de campanha em Juiz de Fora. Na madrugada de ontem, a Polícia Militar registrou três ocorrências referentes a propaganda eleitoral irregular, sendo uma em Contagem (afixação de cartazes), uma em Uberaba (motocicleta jogando panfletos na rua) e uma em Montes Claros (boca de urna).

De acordo com Cruvinel, as eleições ocorreram de forma tranquila em todo o estado. “A avaliação é positiva, pois tivemos poucos problemas em Minas”, observou. Foi a primeira eleição no estado em que não foi usada a votação em cédulas de papel. Duas urnas eletrônicas tiveram de ser substituídas – uma em Contagem e outra em Juiz de Fora. No país, segundo informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram trocadas 303 urnas eletrônicas devido a problemas com os equipamentos. O tribunal informou ainda que as reposições ocorreram em 44 cidades das 50 em que houve segundo turno.

Justificativa


Todas as seções eleitorais dos 853 municípios do estado receberam as justificativas de votos. No posto montado na rodoviária de Belo Horizonte, cerca de 2.800 justificativas foram processadas. Já no aeroporto de Confins 559 justificativas foram recebidas, e na Central de Atendimento ao Eleitor, 2.547. O Disque-Eleitor atendeu 780 ligações ontem. O serviço continuará após a eleição para esclarecer dúvidas dos eleitores, pelo telefone 148.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)