(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nomeado novo procurador-geral da Conab

Rui Magalhães Piscitelli assume cargo após denúncias


postado em 11/08/2011 16:36 / atualizado em 11/08/2011 16:40

A primeira mudança na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), alvo de denúncias de irregularidades publicadas na imprensa nas últimas semanas, foi anunciada na tarde desta quinta-feira pelo Ministério da Agricultura. Rômulo Gonsalves deixa o cargo de procurador-geral e assume Rui Magalhães Piscitelli.

Nessa quarta-feira, em audiência pública no Senado, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, havia dito que a primeira alteração na Conab seria feita na área jurídica.

Piscitelli é procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU). Segundo nota divulgada pelo ministério, o novo chefe da área jurídica é mestre em direito constitucional, especialista em processo civil e professor de pós-graduação em direito. O escolhido, que terá de analisar mais de 9 mil ações judiciais contra a Conab, também é integrante da carreira e especialista do Banco Central e pós-graduado em finanças.

A mudança foi uma determinação da presidenta Dilma Rousseff. Segundo o ministério, Piscitelli já esteve ontem no gabinete do ministro, onde reuniu-se também com os diretores da Conab. Na ocasião, foram determinadas mudanças na gestão do contencioso jurídico da empresa. A nomeação do novo procurador foi assinada hoje pelo presidente da estatal, Evangevaldo dos Santos.

As mudanças na Conab, que devem levar a mais nomeações nos próximos dias, foram acertadas no último fim de semana entre a presidenta e o ministro.

Na audiência pública do Senado, na qual o ministro foi explicar as denúncias de irregularidades que pesam contra sua pasta, Rossi relatou que a presidenta lhe incumbiu de tomar “medidas fortes, sem qualquer limitação política, focando na experiência profissional”, na hora de substituir funcionários.

Atualmente, a presidência e as diretorias da Conab estão repartidas entre o PTB, o PMDB e o PT. Rossi admitiu que a unidade entre os diretores está difícil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)