(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

OAB pede "mão forte" de Dilma na preparação do país para Copa do Mundo e Olimpíadas


postado em 26/04/2011 12:25 / atualizado em 26/04/2011 12:44

Ophir Cavalcante acredita que os brasileiros vão continuar com dúvidas sobre a condução do processo, caso Dilma não reaja(foto: JOSE CRUZ 24/01/2011 )
Ophir Cavalcante acredita que os brasileiros vão continuar com dúvidas sobre a condução do processo, caso Dilma não reaja (foto: JOSE CRUZ 24/01/2011 )
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, pediu com urgência, nesta terça-feira, a entrada do governo federal para conduzir a preparação do país para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. "O que a sociedade está detectando é que falta uma mão forte do governo, em conjunto com a sociedade civil e de uma forma transparente, encaminhar todas as demandas que são inerentes para a realização dos dois eventos esportivos", afirma Cavalcante.

Ophir Cavalcante teria reagido à denúncia feita nesta terça pela relatora especial da Organização das Nacões Unidas (ONU) para a Moradia Adequada, Raquel Rolnik. Segundo a relatora da ONU, desalojamentos e deslocamentos da população nas cidades-sedes dos jogos poderiam violar os direitos humanos. "Por não existir este controle social, os Jogos no Brasil custaram muito mais para os cofres do país do que se deveria gastar", completa o presidente da OAB.

Segundo o presidente da OAB, a denúncia revela a necessidade de um posicionamento da presidente Dilma Rousseff para que os brasileiros terem uma resposta. Do contrário, "(os brasileiros)vão continuar dúvidas em relação à condução desse processo em todos os estados da Federação".

A OAB encaminhou à Dilma um ofício para que se constituísse em 2012 um grupo de trabalho para ter controle de todas as ações tomadas em relação aos dois eventos esportivos. A sugestão é que o grupo seja formado por integrantes da sociedade civil e do Tribunal de Contas da União, por exemplo.


Nessa segunda-feira, a presidente da República participou de duas reuniões sobre o assunto e teria ficado irritada ao constatar que não foram tomadas providências para a construção do estádio que deverá sediar a abertura da Copa de 2014. Para discutir a situação nos aeroportos, foi convocada uma reuniãopara esta sexta-feira, 29 de abril. Mas, desde já, Dilma anunciou que quer a antecipação, para 2013, de todas as obras de ampliação e remodelação dos aeroportos.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)