(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-presidentes Lula e FHC são convidados para debate da reforma política na Câmara


postado em 08/04/2011 10:54 / atualizado em 08/04/2011 13:20

Após manifestarem interesse em participar das discussões, os ex-presidentes Lula e FHC serão convidados pelo deputado Sandro Alex (PPS/PR) (foto: Ricardo Borba/CBPress - 01/01/2003)
Após manifestarem interesse em participar das discussões, os ex-presidentes Lula e FHC serão convidados pelo deputado Sandro Alex (PPS/PR) (foto: Ricardo Borba/CBPress - 01/01/2003)


A Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados aprovou, nessa quinta-feira, dois requerimentos convidando os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso para participar dos debates na Casa. Em entrevista ao Em.com, o autor dos requerimentos n.11/2011 e n.12/2011, o deputado Sandro Alex (PPS-PR), afirmou que a iniciativa foi aprovada por unanimidade nessa quinta, em audiência pública. "Tanto Fernando Henrique quanto Lula já tinham dado declarações manifestando interesse em participar dos debates e eu propus aproveitar a bagagem dos dois, que estiveram no poder nos últimos 16 anos, vivenciando, na prática, erros e acertos", esclarece o deputado.

Sandro Alex destacou que ex-presidentes são de partidos diferentes, e ambos terão a oportunidade de apresentar "em quais pontos ambos são divergentes". "Convidamos Lula e Fernando Henrique porque os demais ex-presidentes da República já estão incluídos nesse debate, como Itamar Franco, Fernando Collor e José Sarney", destaca.

Segundo o parlamentar, a discussão sobre reforma política da Câmara dos Deputados se diferencia da discussão no Senado na medida em que "a Câmara procura debater as propostas, em discussão ampla, para só depois deliberar com a sociedade, já com apelo muito mais forte".

Fernando Henrique Cardoso aceitou o convite, de acordo com o deputado Sandro Alex, e ambos vão se reunir nos próximos dias para marcar o agendamento da discussão. O convite a Lula será encaminhado por meio da direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), porque nesta sexta o ex-presidente está em Acapulco, no México, onde fará palestra sobre a experiência brasileira no contexto da crise financeira em 2008, a convite da Associação de Bancos do país.

Sandro Alex exerce o primeiro mandato na Câmara dos Deputados, e apresentou os requerimentos no dia 17 de março deste ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)