(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após exoneração de Lacerda, Abin pressiona para indicar novo diretor


postado em 30/12/2008 10:05 / atualizado em 08/01/2010 03:53

A disputa pela diretoria-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) começou antes mesmo de a exoneração de Paulo Lacerda ser publicada. Quatro nomes disputam o cargo. Mas, para assumir, o novo chefe da agência precisa ser sabatinado pelo Congresso, que só retoma as atividades no dia 2 de fevereiro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem um mês para decidir o nome do novo diretor. Internamente, há pressão para que seja escolhido um funcionário da própria Abin.

"Há uma ansiedade para que o presidente opte por um oficial de inteligência. Já foram testados dois delegados - um da Polícia Civil e outro da Federal - e não deu certo", afirma Robson Vignoli, presidente da Asbin (Associação dos Servidores da Abin). Ele se refere aos ex-diretores Mauro Marcelo e Paulo Lacerda.

Na lista de preferência dos servidores estão os oficiais Luiz Alberto Salaberry, diretor de Inteligência Estratégica, e Ronaldo Belham, diretor da Divisão de Pessoal. Os dois são oriundos do SNI (Serviço Nacional de Informações). Belham, contudo, representa uma ala ligada a militares, e Salaberry teria falhado ao não antever as vaias contra Lula na abertura dos Jogos Pan-Americanos do ano passado.

Também oficial de inteligência, Wilson Trezza, que desde o afastamento de Lacerda ocupa interinamente a direção-geral da agência, não deve ser efetivado. Pesa contra o secretário de Planejamento e Orçamento da Abin o fato de ele já ter trabalhado em fundação da Brasil Telecom durante a gestão do banqueiro Daniel Dantas.

Apoio de Felix

Outro nome cotado pelo Palácio do Planalto é o do atual secretário-adjunto de Acompanhamento e Estudos Institucionais do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), José Antônio Macedo Soares. Embaixador de formação, há mais de dez anos está longe de cargos na chancelaria. Ainda assim, é quem mais encontra resistência dentro da própria agência, apesar de contar com a confiança e o apoio do general Jorge Felix, chefe do GSI.

O quarto candidato não tem apoio do GSI, por manter relações políticas com diferentes partidos. Filiado ao PTB e concursado da Abin, Christian Schneider comanda hoje a Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste do Ministério da Integração Nacional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)