(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEBOS DE BH

Livraria Sebo Riacho: mais de 14 mil livros e duas décadas no Maletta

Série sobre os sebos de BH mostra obras literárias, antiguidades e discos de vinil de espaço com vista privilegiada no Edifício Maletta


28/07/2023 14:40 - atualizado 11/08/2023 16:19
671

 

Entre as 642 salas do Edifício Maletta, há um sebo que abriga mais de 14 mil exemplares de livros e que todo leitor belorizontino deveria conhecer. A Livraria Sebo Riacho, segundo estabelecimento da série especial do Pensar sobre de Belo Horizonte, está no icônico prédio da Região Centro-Sul há 20 anos. 

 
 
O dono do sebo, Devanil Nicomedes, de 62 anos, encontrou no comércio literário a oportunidade de unir a paixão pelos livros e a de fugir de estilos mais “tradicionais” de comércio. “Sempre gostei muito de leitura e de trabalhar com área cultural. Então, ao longo dos anos, reuni em um só espaço tudo o que gosto e acredito, saindo totalmente dos modelos padrões de comércio”, afirma. 
  
E livros não faltam na Livraria Sebo Riacho. Ao entrar na sala 1039 do Maletta, a recepção é calorosa pelo corredor com longas fileiras de livros e revistas. À medida que avançamos, a quantidade de obras se multiplica e ocupa o espaço. São mais de 14 mil títulos distribuídos em estantes, caixas e pilhas. 

Livraria Sebo Riacho, estantes, caixas, pilhas, Livros, Literatura, Sebos, Sebos BH
A Livraria Sebo Riacho reúne mais de 14 mil títulos distribuídos em estantes, caixas e pilhas (foto: Ana Clara Parreiras/Press/EM)


Bem organizadas, cada obra é embalada em plástico transparente para manter a conservação, numeradas para serem facilmente localizadas e com preços entre R$ 2 e R$ 200, em casos de edições mais raras. 

“Por aqui temos todos os tipos de livros. As prateleiras de filosofia, religião, psicologia e engenharia estão entre as mais vendidas. Os livros de ficção também são bem procurados, de clássicos nacionais a estrangeiros. A rotatividade é equilibrada”, diz ele. 

Livros, antiguidades, vinil… 

O espaço tem um aspecto vintage. Os livros estão em todos os cantos da sala. Do chão ao teto. Samambaias e outras plantinhas dão um toque verde. E uma grande janela deixa o ambiente bem arejado, iluminado e com uma vista privilegiada. 

A Sebo Riacho tem também peças antigas de decoração, discos de vinil e equipamentos de sons compõem o catálogo disponível para venda, troca ou compra. 

“Aqui é o tradicional tipo de sebo, tem um pouquinho de tudo. Claro que não tem grandes obras de artes, pois não temos apoio de nenhuma empresa para manter uma obra parada por aqui. Mas, possuímos diversos artigos antigos que carregam história”, comenta Nicomedes.
 
Livraria Sebo Riacho, estantes, Livros, Literatura, Sebos, Sebos BH
A Livraria Sebo Riacho, segundo estabelecimento da série especial do Pensar sobre de Belo Horizonte, está no Edifício Maletta há 20 anos (foto: Ana Clara Parreiras/Press/EM)
 

Ao longo dos 20 anos da Livraria Sebo Riacho, ele esteve e continua 100% à frente do empreendimento. Conta, esporadicamente, com a ajuda dos filhos e netos, e aproveita para reforçar com a família a importância do hábito de leitura, além de formar novos leitores. 

Para além das histórias dentro dos milhares de livros, o sebo carrega suas próprias, como  a adaptação para o on-line durante o período mais crítico da pandemia de COVID-19. Ou a transformação dos livros didáticos nas escolas e o abandono deles nas procuras por lá. 

Serviço

Livraria Sebo Riacho
Rua de Bahia, 1148 - 10º andar
(31) 99479-8086
Horário: segunda a sexta, das 8h às 18h 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)