(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas TRANSFORMANDO VIDAS

Educação sobre rodas

SenacMóvel percorre várias cidades de Minas para a realização de cursos e oficinas que ajudam a mudar a realidade da população


Senac MG
Conteúdo patrocinado
Senac MG
postado em 19/10/2018 16:08 / atualizado em 26/10/2018 10:44

Caminhões do Senac são equipados para levar educação a várias regiões do estado com a mesma qualidade das unidades fixas(foto: SENAC/Divulgação)
Caminhões do Senac são equipados para levar educação a várias regiões do estado com a mesma qualidade das unidades fixas (foto: SENAC/Divulgação)
Cozinha montada com fogão, forno, geladeira, utensílios, com direito a chef em ação; salão de beleza; ambiente hospitalar ou um laboratório de informática. Esses espaços podem parecer comuns às salas de aula do Senac, mas, na verdade, podem também ser encontrados dentro de uma carreta em qualquer cidade de Minas. O SenacMóvel leva, desde 1998, educação para todos os cantos do estado com a mesma qualidade das unidades fixas.

Bruna de Andrade, de 27 anos, foi uma das participantes da oficina "Dicas de penteados práticos e rápidos", realizada em 11 de outubro, em Lavras (MG). A moça, que dá os primeiros passos na profissão, disse que a oficina foi de extrema importância para seu aprendizado nessa área. “Aprendi novas técnicas de penteado e de tranças. Já vou começar a usá-las. Por enquanto, não posso pagar um curso. A oficina foi uma oportunidade para me atualizar.” Ela, que já realiza alguns atendimentos e sonha em abrir o próprio salão, diz que pretende participar de mais oficinas.

As 12 carretas contam com estrutura e equipamentos necessários para oferecer à sociedade o que temos de melhor em educação profissional

André Coimbra, gerente regional do Senac

Para o gerente regional do Senac, André Coimbra, "com a nossa extensão territorial, viabilizar o acesso de todos é um grande desafio". Uma alternativa encontrada pelo Senac para ampliar a capilaridade, permitindo atendimentos, principalmente em cidades onde não tem unidade fixa, é o uso do SenacMóvel, uma sala de aula sobre rodas. Com as carretas móveis, o compromisso de educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo por meio de ações inovadoras se torna mais evidente. "As 12 carretas contam com estrutura e equipamentos necessários para oferecer à sociedade o que temos de melhor em educação profissional por meio de cursos e oficinas nas áreas de informática e gestão, saúde, turismo e hospitalidade e moda e beleza", diz ele.

"Graças à flexibilidade, uma das características do SenacMóvel, também é possível ampliar e diversificar a experiência da prática profissional junto à população, por meio da participação em eventos locais, viabilizados, principalmente, com o apoio de parceiros", completa. Até agosto deste ano, foram 5.195 atendimentos em 37 municípios.

PREPARE-SE

Estruturas montadas nas unidades móveis:

- Nos cursos de informática e gestão, há computadores, televisão, geladeira, DVD, ar-condicionado, iluminação adequada e som.

- Para cursos na área de saúde, o SenacMóvel simula uma unidade de internação hospitalar real. Dentro da carreta, há cama hospitalar, cadeira de rodas, entre outros.

- Na área de turismo e hotelaria, cinco unidades do SenacMóvel percorrem cidades de Minas para ministrar cursos e oficinas de gastronomia numa cozinha profissional montada com equipamentos e utensílios.

- Já quem entra no Senac Móvel de Imagem Pessoal pode ter a impressão de ter entrado em um salão de beleza.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)