(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas TRANSFORMANDO VIDAS

Sesc está na estrada

Unidades móveis emprestam livros e atendem gratuitamente nas áreas de odontologia, oftalmologia e saúde da mulher


Sesc MG
Conteúdo patrocinado
Sesc MG
postado em 19/10/2018 17:56 / atualizado em 19/10/2018 19:45

João Andrade, de 5 anos, foi um dos atendidos pela unidade móvel OdontoSesc, em Montes Claros(foto: Izabela Borges/Divulgação)
João Andrade, de 5 anos, foi um dos atendidos pela unidade móvel OdontoSesc, em Montes Claros (foto: Izabela Borges/Divulgação)
Sobre rodas, municípios da capital e do interior do estado recebem ações de incentivo à leitura, cuidados com a visão, com o sorriso e com a saúde da mulher. Além de ter 48 unidades fixas, o Sesc em Minas atua em 11 unidades móveis, com atendimentos gratuitos nas áreas de cultura e saúde.

Os caminhões da cultura ganham as estradas do interior mineiro desde 1956, para levar o mundo mágico da leitura por meio do Biblioteca Volante, e, desde 2013, o BiblioSesc marca presença em Belo Horizonte e região metropolitana, com o incentivo do Departamento Nacional do Sesc. Juntos, os projetos itinerantes atendem mais de 36 mil pessoas por ano e realizam empréstimos de livros e atividades para a formação do público leitor. Entre os 853 municípios mineiros, mais de 710 já foram contemplados com essas iniciativas.

As carretas da saúde também seguem desbravando as regiões mais distantes de Minas. O MedSesc Oftalmologia, dedicado à saúde dos olhos, funciona desde 2006, com toda a estrutura necessária para oferecer consultas e exames médicos. Ao todo, mais de 45 mil pessoas foram beneficiadas, em 181 municípios.
Já em 2012, o OdontoSesc foi criado para garantir um sorriso saudável ao trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e comunidade em geral. O projeto realiza cerca de 15 mil procedimentos por período e já atendeu 14.568 pessoas, em 60 cidades.

A profilaxia e as aulas de escovação do OdontoSesc são ótimas. É uma oportunidade de cuidar da saúde bucal dos filhos

Daudete Andrade, mãe de paciente

João Andrade é um dos pacientes mais jovens do OdontoSesc. Aos 6 anos, aprendeu também com o incentivo da mãe, Daudete Andrade, a importância de manter sua saúde bucal em dia."A profilaxia e as aulas de escovação do OdontoSesc são ótimas. É uma oportunidade de cuidar da saúde bucal dos filhos porque, mesmo na infância, algumas crianças têm cáries. O pai dele e eu fazemos a escovação até três vezes por dia e o incentivamos desde pequeno a prevenir doenças bucais", reforça Daudete.

MAMOGRAFIA

Desde 2016, as mulheres mineiras também recebem atendimento exclusivo, por meio do Sesc Saúde Mulher, iniciativa do Departamento Nacional do Sesc. Com consultórios móveis totalmente adaptados para acessibilidade de portadoras de necessidades especiais, a ação já ofereceu mais de 21 mil exames de mamografia digital bilateral, de citopatologia oncológica (Papanicolau), ultrassonografias e diversas atividades de educação em saúde em instituições de ensino locais. Os exames de mamografia são enviados ao Hospital do Câncer, de Barretos (SP), referência nacional, que fica responsável pelos laudos finais. Até hoje, 19.500 mulheres já foram atendidas.

Entre elas, Rita de Cássia Almeida de Jesus, de 33, moradora da zona rural de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Acostumada a ser atendida na Unidade Básica de Saúde da sua região, recentemente, ela experimentou uma solução diferente para antecipar sua consulta de rotina ao ginecologista."A princípio, fiquei com receio de ser atendida em uma carreta, mas essa experiência superou minhas expectativas. A enfermeira foi um amor de pessoa e fez um atendimento rápido e excelente. Quando cheguei, vi que a unidade móvel é completamente diferente do que tinha imaginado. Ser atendida numa carreta foi melhor do que em um consultório fixo", relata.

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e da população em geral é o que norteia as ações do Sesc. Para mais informações: (31) 3270-8100.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)