(none) || (none)

Estado de Minas Novo ciclo

Aposentei, e agora? Veja dicas de como empreender após a aposentadoria

A aposentadoria não é mais vista com férias contínuas, mas sim uma chance de realizar um antigo sonho de empreender


Mercantil do Brasil
Conteúdo patrocinado
Mercantil do Brasil
postado em 28/01/2022 14:05

Imagem de uma senhora sendo abraçada pela filha
Abrir um negócio próprio após a aposentadoria é uma opção para quem não quer ficar parado (foto: Rido/AdobeStock)

 
Como ficará sua carreira após se aposentar? Muitas pessoas têm essa dúvida. Afinal de contas, com a longevidade do brasileiro aumentando, homens e mulheres não querem ficar parados. Por essa razão, confira as dicas sobre em que trabalhar depois de aposentar

Para você que já planejou sua aposentadoria e deve recebê-la em breve, saiba o que dá para fazer sem desobedecer às regras do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Isso porque há algumas exceções para o trabalho dos aposentados. Confira na sequência. 

Aposentado pode trabalhar? 


Essa é uma dúvida muito comum. Mas a resposta é sim e não. Entenda como funciona a carreira após aposentar. 

Pode continuar trabalhando quem se aposenta por: 

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria da pessoa com deficiência;
  • Aposentadoria híbrida;
  • Aposentadoria rural.

Não pode continuar trabalhando quem se aposenta por: 

  • Aposentadoria especial (para trabalhadores de área de risco); 
  • Aposentadoria por invalidez ou incapacidade permanente. 

Em ambos os casos, o benefício pode ser cancelado. Lembrando que muitas pessoas que se aposentam continuam trabalhando na mesma empresa para complementar a renda. Entretanto, outros preferem tornar-se autônomos para ter horários mais flexíveis. 

Você pode ser um profissional autônomo 


Mas em que trabalhar depois de aposentar? Tornar-se autônomo após a aposentadoria é bastante comum. Afinal, é possível complementar a renda e ainda manter-se ativo. Essa, aliás, é uma realidade em muitos lares, visto que muitos idosos sustentam a família. 

Nesse sentido, você pode trabalhar como motorista por aplicativo, no ramo da beleza, da gastronomia ou limpeza.

O ideal, no entanto, é não se esquecer de continuar contribuindo com o INSS como contribuinte individual. Assim, você pagará o carnê todos os meses e ficará com a sua situação legalizada. 

Você pode abrir um MEI para trabalhar 


Outra dica é abrir um MEI (Microempreendedor Individual). Dessa forma, assim como no caso anterior, você complementa a renda como aposentado e fica dentro da lei. 

Basta se encaixar num CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) e pagar a guia mensal. Além disso, você pode ter até um funcionário contratado, ajudando assim a economia da sua cidade. 

Seja um empreendedor 


As pessoas 60+ têm ainda muito o que contribuir com o mercado, com suas ideias, sua responsabilidade e sua experiência. 

Nesse sentido, aquele estereótipo de senhora de idade fazendo crochê ou de idoso pescando na aposentadoria não se encaixa mais na atual realidade. 

Mas, ainda assim, é importante tomar alguns cuidados para empreender do modo correto a fim de que não tenha prejuízos. 

Sendo assim, é muito importante que você faça um plano de negócios, tenha clareza dos objetivos, tenha uma reserva financeira e conte com disponibilidade de tempo para se dedicar ao seu estabelecimento de produtos ou serviços. 

Invista seu dinheiro 


Para ter estabilidade financeira na aposentadoria, é muito importante investir seu dinheiro do jeito certo. 

Por essa razão, o banco Mercantil do Brasil oferece várias linhas de crédito e outros produtos para quem deseja prosperar na aposentadoria. 

Segundo Renata Bernardi Alves Maia, da Coordenação de Arrecadação e Convênios, há soluções para os clientes que já possuem empresa e que ainda não têm.
 
“O Banco Mercantil é uma instituição focada no público 50 e oferece soluções financeiras adequadas para cada uma das necessidades dos seus clientes, como por exemplo o Empréstimo e Cartão Consignado junto ao INSS, Crédito Pessoal, Empréstimo Antecipação do 13º Salário, entre outros. Estes produtos possuem destinação de recursos livres, conforme as necessidades dos clientes e com as melhores taxas do mercado”, ressalta.

Mas se a pessoa já possui uma empresa existem, também, produtos específicos como Capital de Giro, Desconto de Recebíveis, entre outros. Além disso, segundo Renata, a contratação poderá ser realizada diretamente nos canais de atendimento do Mercantil, como Aplicativo Mercantil, WhatsApp e caixas eletrônicos. Se preferir, o aposentado também pode se dirigir a um dos mais de 265 pontos de atendimento do banco. 

Lembrando que o Mercantil do Brasil é referência no atendimento a aposentados, somando 4 milhões de clientes, com presença em 8 estados, incluindo o Distrito Federal, e 169 cidades atendidas. 

Você pode exercer outras atividades 


Mas além de continuar trabalhando na mesma empresa ou abrir um negócio próprio após a aposentadoria, o aposentado tem ainda outras opções. Veja nossas dicas: 

  • voltar a estudar;
  • aprender um novo idioma; 
  • adquirir uma nova habilidade; 
  • realizar um trabalho voluntário; 
  • conhecer outro país;
  • fazer novas viagens nacionais. 

E, então, qual é o seu desejo, como você se imagina aposentado? Lembre-se que cada idade tem a sua beleza e suas realizações.

Agora que você já chegou ao final da leitura, conheça mais o portal e acompanhe o conteúdo sobre como planejar a sua aposentadoria em 2022.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)