(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NESTA SEMANA

Minas e outros estados terão onda de calor acima dos 40ºC

Belo Horizonte terá máxima de 35°C nesta semana, enquanto Cuiabá (MT) chega aos 40°C


17/09/2023 23:10 - atualizado 17/09/2023 23:21
438

Sol
Para evitar danos à saúde, é recomendado evitar ficar ao ar livre durante os períodos mais quentes (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Belo Horizonte e outras cidades brasileiras vão registrar temperaturas acima de 30°C nesta semana, com algumas localidades chegando (ou ultrapassando) à marca de 40ºC. Altas temperaturas dividem espaço com alerta de chuvas intensas, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Em pleno inverno, o instituto prevê, até quinta-feira (21/9), temperaturas máximas de 40°C em locais como Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). BH, São Paulo e Rio de Janeiro devem variar de 30°C a 35°C.

Segundo o portal meteorológico MetSul, uma massa de ar quente é responsável pelas mudanças, e o pico do calor deve ser no fim de semana. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), exposição a temperaturas acima de 40°C pode causar sintomas graves, como insolação. 

Para evitar danos à saúde, é recomendado não ficar exposto ao ar livre durante os horários de maior calor, beber água a cada duas horas e manter a casa fresca.
Além do calor que atinge a maioria dos estados, o Inmet alerta para tempestades no Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul. Faixas do Pará, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Minas Gerais também têm previsão de chuvas intensas neste início de semana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)