(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FICÇÃO E REALIDADE

'The Handmaid's Tale': casos de violência contra a mulher remetem à série

Na ficção, 'The Handmaid's Tale' choca mostrando violência contra a mulher. Mas, fora das telas, casos semelhantes são expostos todos os dias


24/06/2022 13:18 - atualizado 24/06/2022 14:06

cena de The Handmaid's Tale
Na série The Handmaid's Tale, as mulheres ocupam a classe social mais baixa e são submetidas a sucessivas violências (foto: Hulu / divulgação)

Os casos da menina de 11 anos que foi interpelada pela juíza Joana Zimmer para manter a gravidez e da procuradora Gabriela Samello sendo espancada em seu ambiente de trabalho pelo colega Demétrius Oliveira de Macedo ganharam espaço nos noticiários esta semana. Não faltaram comparações com a série ‘The Handmaid’s Tale’, da Hulu. 


A história se passa em uma realidade distópica, em que os Estados Unidos se tornaram um país fundamentalista religioso, chamado Gilead. Nessa comunidade, as leis são baseadas na Bíblia e há uma hierarquia rígida, em que as mulheres são a classe social mais inferior. A elas, não é dado o direito de aprender a ler ou ter o próprio dinheiro.


Algumas delas, chamadas de ‘Aias’, têm a função de gerar crianças. Para isso, o chefe daquela família estupra a mulher, com a conivência e participação da esposa. Quando a criança nasce, as Aias vão para uma nova casa, onde será estuprada novamente. Nos casos de revolta, o governo responde violentamente, seja furando um olho, mutilando genitais, levando à forca e outras punições. 


A série, que já tem quatro temporadas, é baseada no livro ‘O Conto de Aia’, de Margaret Atwood, lançado em 1985. A autora explicou, diversas vezes, que a inspiração para o livro foram as violências reais que as mulheres vivem diariamente.

Quase 40 anos após o lançamento, ‘O Conto de Aia’ ainda se faz popular e atual. “Sua popularidade depende daquilo que está acontecendo no mundo em geral. Nas últimas três eleições nos Estados Unidos, ela subiu, mas nos anos noventa as pessoas diziam: ‘É coisa do passado, nada disso aconteceu, a Guerra Fria terminou, vamos às compras’. Além disso, não fez tanto sucesso quando foi lançado”, afirmou Margaret em entrevista.

 

The Handmaid’s Tale e a reação da internet

Quando um caso chocante de violência contra a mulher viraliza, as redes sociais comparam a realidade com a ficção. Recentemente, o caso da menina de 11 anos que quase foi impedida de fazer um aborto foi muito comparada à história das Aias. “Não é The Handmaid’s Tale, mas poderia ser”, disse uma internauta. 


Reunimos algumas comparações que já fizeram sobre o tema. Confira:

 

 

 

Leia também: O que diz a lei sobre aborto no Brasil

Sobre a série

Lançada em 2017, a série ‘The Handmaid’s Tale’ está na quarta temporada, com previsão de lançamento de novos episódios em setembro de 2022. Com nomes como Elizabeth Moss e Yvonne Strahovski já levou prêmios como o Emmy e o Globo de Ouro.


No Brasil, está disponível no Globoplay e no Paramount+ e a classificação indicativa é de 18 anos. Assista ao trailer:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)