(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DESAPARECIDOS NA AMAZÔNIA

ONU cobra empenho do Brasil nas buscas por jornalista e indigenista

Dom Phillips e Bruno Pereira estão desaparecidos há cinco dias na Amazônia


10/06/2022 11:37

Cartaz com imagem de jornalista e indigenista desaparecidos na Amazônia
Dom Phillips e Bruno Pereira desapareceram no Vale do Javari, na Amazônia, quando faziam uma viagem entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte (foto: Carlos Vieira/CB)
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos cobrou, nesta sexta-feira (10/6), que o governo brasileiro se empenhe em localizar o jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira. Os dois desapareceram há cinco dias no Vale do Javari, na Amazônia.

Em um pronunciamento, a porta-voz da agência, Ravina Shamdasani, disse que é necessário que as autoridades em nível federal e local "reajam de forma robusta e expedita" para encontra-los. "Instamos as autoridades brasileiras a redobrarem seus esforços para encontrar Phillips e Pereira, com tempo de urgência, tendo em vista os riscos reais aos seus direitos à vida e à segurança", afirmou.

Ravina Shamdasani também destacou a importância do trabalho que estava sendo realizado pelo jornalista e pelo indigenista, e que devido a isso, Bruno já tinha recebido ameaças.

"Phillips e Pereira têm desempenhado um papel importante na conscientização e defesa dos direitos humanos dos povos indígenas da área, inclusive monitorando e denunciando atividades ilegais no Vale do Javari. Pereira teria recebido ameaças relacionadas ao seu trabalho em defesa dos povos indígenas e do meio ambiente", afirmou.

Por fim, a agência ainda falou sobre a preocupação com os constantes ataques e perseguições enfrentados por quem defende os direitos humanos, ambientalistas e jornalistas no Brasil. "As autoridades têm a responsabilidade de protegê-los e garantir que possam exercer seus direitos, inclusive à liberdade de expressão e associação, livres de ataques e ameaças", disse.

Investigação 

Nesta quinta-feira (9/6), a Justiça decretou a prisão temporária do suspeito Amarildo da Costa de Oliveira, 41 anos, conhecido como "Pelado", preso em flagrante na última terça-feira (7/6) pela Polícia Federal. A PF encontrou vestígios de sangue na embarcação dele. O material está sendo periciado.

Os dois desapareceram no Vale do Javari, na Amazônia, quando faziam uma viagem entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte no domingo (5/6). Bruno já tinha denunciado que estaria recebendo ameças devido ao trabalho que realiza em defesa dos indígenas. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)