(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CRIME

Polícia Militar desmantela rinha de galo; um homem foi preso

Em 11 de dezembro, a PM do DF já havia interditado uma chácara em Brazlândia, região administrativa do Distrito Federal, que seria usada para rinhas de galos


28/12/2021 09:39 - atualizado 28/12/2021 09:46

As rinhas de galos foram proibidas no Brasil há 80 anos, com a publicação do Decreto Federal 24.645/1934, que entendeu a prática como causadora de maus-tratos aos animais envolvidos
As rinhas de galos foram proibidas no Brasil há 80 anos, com a publicação do Decreto Federal 24.645/1934, que entendeu a prática como causadora de maus-tratos aos animais envolvidos (foto: PMDF)
Na manhã desta segunda-feira (27/12), os policiais militares do Grupamento de Operações no Cerrado (GOC) - PMDF, prenderam um homem responsável por manter uma rinha de galos na zona rural do Pipiripau, em Planaltina. Ao chegarem no local, os militares encontraram galos mortos, diversos feridos, mutilados e com vestígios de sangue na região das pernas, além de variados tipos de apetrechos usados nas rinhas, como biqueiras, esporas plásticas e o "ringue" no qual aconteciam as brigas. O homem foi conduzido para a 16 ª Delegacia de Polícia.

No início do mês, em 11 de dezembro, a Polícia Militar do DF já havia interditado uma chácara em Brazlândia, região administrativa do Distrito Federal, que seria usada para rinhas de galos. O flagrante ocorreu após denúncias de moradores. Na ocasião, sete pessoas responsáveis por organizar as brigas entre os animais confessaram o crime e foram presos em flagrante. Mais de 100 galos, que eram usados em três rinhas diferentes, foram resgatados no local. Os animais estavam machucados, mutilados e eram submetidos a medicamentos estimulantes pelos organizadores das rinhas.

Vale lembrar que as rinhas de galos foram proibidas no Brasil há 80 anos, com a publicação do Decreto Federal 24.645/1934, que entendeu a prática como causadora de maus-tratos aos animais envolvidos. A Lei federal de crimes ambientais (Lei 9605/1998) estabelece como crime qualquer ato de maus tratos e é utilizada para punir os infratores. A pena para quem for condenado vai de dois a cinco anos de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedentes criminais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)