Jornal Estado de Minas

COVID-19

Ministério da Saúde vai doar vacinas a países mais pobres

O Ministério da Saúde vai doar vacinas contra a COVID-19 para outros países, principalmente os de baixa renda. A decisão foi divulgada na manhã desta segunda-feira (20/12), pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o interino das Relações Exteriores, embaixador Paulino Franco de Carvalho.




 
Na cerimônia, Queiroga reforçou o comprometimento do Brasil em colaborar para que outros países, sobretudo os que não produzem vacinas, possam imunizar suas populações, ajudando a evitar que mutações do vírus resultem em novas variantes. “O Brasil é um protagonista da saúde global e neste momento nós temos o prazer de anunciar que o presidente Jair Bolsonaro autorizou a doação de vacinas”, afirmou.
 
Leia também: Queiroga sobre vacinação de crianças: "A pressa é inimiga da perfeição" 
 
Queiroga enfatizou que o envio de imunizantes para outros países não trará prejuízo à vacinação da população brasileira e não impactará o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. As doações serão realizadas em caráter de cooperação humanitária internacional para países afetados pela pandemia da COVID-19.
 
Segundo o Ministério da Saúde, serão doadas 10 milhões de doses inicialmente. Para realizar a doação, será necessária a manifestação de interesse e a aprovação de recebimento do imunizante do país beneficiado.




 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 
 
 
 

audima