(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RETOMADA

Embaixada dos EUA retoma emissão de vistos para brasileiros em novembro

Apesar da volta da concessão de vistos, brasileiros terão que aguardar em uma longa fila de espera para agendamentos


26/10/2021 19:27 - atualizado 26/10/2021 19:39

Imagem de um Centro de Atendimento aos Solicitantes de Vistos dos EUA
Emissão de vistos dos EUA começará a ser retomado aos brasileiros a partir de 8 de novembro (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília vai retomar, a partir do dia 8 de novembro, a emissão de vistos para brasileiros em viagem àquele país. Haverá abertura de novas vagas para agendamento de entrevistas ainda este ano, segundo anunciou a embaixada americana em Brasília, mas é esperada uma longa fila de espera para agendamentos.

Como o consulado dos Estados Unidos em Belo Horizonte não trabalha mais com a emissão de vistos, os belo-horizontinos que precisam renovar os vistos devem encaminhar a documentação para os Centros de Atendimento aos Solicitantes de Vistos (Casvs) de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife ou Porto Alegre, podendo nesse caso, indicar um despachante para levar a documentação. Mas, se for o primeiro visto, o requerente deve ir pessoalmente.

Em decorrência da pandemia, a emissão de novos vistos para turistas foi  interrompida desde maio de 2020. E quando a doença se disseminou fora de controle por território brasileiro, os americanos estabeleceram restrições para viajantes provenientes do Brasil, que passaram a fazer uma quarentena de duas semanas em países como o México e Panamá, em relação aos quais não havia restrições,  antes de entrar nos Estados Unidos. 

Apesar da retomada da concessão dos vistos, segundo as autoridades americanas, até o início desta semana, ainda não era possível fazer agendamento de entrevista do visto para 2021 por falta de vagas. Os cidadãos brasileiros podiam escolher datas em 2022 ou mesmo em anos subsequentes, mas não havia garantia de que os agendamentos seriam respeitados. Há expectativa de dar vazão à fila representada, mas, aqueles que estejam planejando uma viagem para os Estados Unidos, devem se antecipar, obter o visto antes de adquirir a passagem, porque esse poderá ser um processo demorado. 

Dentre os novos requisitos para entrada nos Estados Unidos, que passam a valer a partir de 8 de novembro, está o comprovante de vacinação para maiores de 18 anos antes de embarcar. Serão aceitos os imunizantes aprovados pelas autoridades sanitárias dos Estados Unidos e pela Organização Mundial de Saúde (OMS): Coronavac, Pfizer/BioNTech, AstraZeneca, Janssen, Moderna e Sinopharm. Também será exigido o teste de detecção da doença antes do embarque.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)