(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BEBA COM MODERAÇÃO

Monja Coen é nova "embaixadora da moderação" da Ambev

Destaque do budismo no Brasil é a nova representante da cervejaria no meio publicitário; convite é considerado bizarro por internautas e movimenta as redes


12/08/2021 19:23 - atualizado 13/08/2021 09:27

Monja Coen é a nova 'embaixadora da moderação' da cervejaria Ambev
Monja Coen é a nova "embaixadora da moderação" da cervejaria Ambev (foto: Instagram/Reprodução )
Fundadora da comunidade Zen Budista do Brasil, símbolo de tranquilidade e equilíbrio espiritual, a Monja Coen agora é a nova “embaixadora da moderação" da Ambev. O convite proposto pela cervejaria, um tanto quanto inusitado, movimentou internautas. 

A pergunta que circulou nas redes foi: o conhecido “beba com moderação”, das embalagens de produtos alcoólicos, combina com meditação e busca pela espiritualidade? 

Para a monja, a relação com a marca é baseada na proposta de autoconhecimento e liberdade. Para isso, a moderação é essencial. . “Autoconhecimento é liberdade. A Ambev está falando sobre moderação e autoconhecimento e me convidou para ser embaixadora”, comentou em seu instagram. 



Com 72 anos, ela é considerada uma das mais influentes no mundo e anunciou a parceria em uma live pelo seu instagram. A budista possui mais de 2,7 milhões de seguidores na rede social. 

A parceria consiste na divulgação de mensagens que abordam a promoção de saúde, limites do corpo e consumo moderado, sem a exposição de produtos da marca. 

Vale tudo em nome da publicidade? 

Em seu perfil no Instagram, a antropóloga do consumo Hilaine Yaccoub questionou até onde vão os limites da publicidade. Segundo a PhD, a Ambev é uma das empresas mais agressivas em termos de penetração, vendas e publicidade. 

“Seu portfólio aumenta a cada dia. Durante a pandemia, a empresa se mostrou presente com ações diversificadas, adaptou seu posicionamento para investir no aumento de consumo, e portanto crescimento do lucro e das vendas de alcoólicos”, afirma. 

O convite inusitado da cervejaria movimentou internautas nas redes sociais
O convite inusitado da cervejaria movimentou internautas nas redes sociais (foto: Ambev/Reprodução )
Em comentário, ela defende que, com o passar dos anos e com o cenário pandêmico, a publicidade corriqueira da cerveja já não era o bastante. 

“Seguindo o modismo de aproximar valores da marca com embaixadores, simplesmente contrataram a Monja Cohen.  E mais, ela aceitou! Agora fica a questão: tem coerência?”, compartilha. 

A Ambev atualmente tem como carro-chefe a produção de cervejas. A empresa é responsável pela fabricação e distribuição da Antarctica, Beck’s, Bohemia, Corona, Colorado, Budweiser, Brahma, Skol, e outras 29 marcas. Além de chopes, refrigerantes, sucos energéticos, isotônicos, bebidas mistas, água e chás.

Com sede em São Paulo, possui capital aberto e tem atuação nacional e internacional. No total, há operação em 16 países das Américas e mais de 100 centros de distribuição.

O que faz um “embaixador de marca”? 

Um “embaixador de marca”, em grande parte dos casos, é um artista ou influenciador digital. É uma estratégia de publicidade, onde aquela pessoa passa a representar a marca, com divulgações e comentários sobre produtos e serviços. 

Normalmente a parceria é proposta pela empresa a pessoas com valores e princípios parecidos. 
 
A Ambev enviou nota à reportagem sobre a ação. Segue a íntegra:
 
A ação que criamos com a Monja Coen quer estimular o consumo responsável por meio do autoconhecimento, que para nós é a chave da moderação. Anunciamos em 2020 a meta de ajudar 2,5 milhões de brasileiros a reduzirem o consumo excessivo de álcool até 2022.  

Trata-se de um compromisso público, que tem como objetivo oferecer ferramentas de ensino para que as pessoas compreendam suas relações com o álcool a partir de cinco comportamentos, sendo eles: autoconhecimento, contar doses, planejar o consumo, hidratar-se e diversificar o consumo. Veja a Plataforma de Moderação

Temos um objetivo em comum com a Monja, que é o de promover o equilíbrio e a moderação, tão necessários no momento atual. As mensagens são de promoção da saúde, não abordam produtos ou marcas. Acreditamos que juntos podemos construir um mundo melhor para todos. 
 
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira  




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)