(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONSTRANGIMENTO

Aposentado vai de maca a banco no Piauí para fazer prova de vida do INSS

Episódio gerou revolta nas redes sociais depois que a imagem do homem, de 80 anos, foi compartilhada por familiares


09/06/2021 22:19 - atualizado 09/06/2021 22:46

Idoso teve AVC e está debilitado há vários meses; familiares afirmam que agência bancária exigiu a ida dele para procedimento(foto: Reprodução/Twitter)
Idoso teve AVC e está debilitado há vários meses; familiares afirmam que agência bancária exigiu a ida dele para procedimento (foto: Reprodução/Twitter)
 
Um homem de 80 anos passou por cena de constragimento ao ir de maca a uma agência do Banco do Brasil na cidade de Piripiri, no interior do Piauí, para fazer a prova de vida exigida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O procedimento voltou a ser exigido desde o início de junho no Brasil.
 

"Uma imagem revoltante, né? Pois é! Alô, Banco do Brasil, é assim mesmo o procedimento para fazer uma prova de vida de um idoso acamado durante uma pandemia?", afirmou uma parente do aposentado

"Não teria um funcionário capacitado para ir à casa do idoso neste caso específico? É revoltante! É humilhante! O tanto que a tecnologia está avançada não teria outro método para fazer a prova de vida? É um absurdo", questionou a familiar.
 
O homem está acamado desde que sofreu Acidente Vasculhar Cerebral (AVC). Ele não conseguiu fazer o trajeto até o banco de cadeiras de rodas, já que estava muito debilitado. 
 

Banco nega 


Em nota divulgada para a imprensa, o Banco do Brasil negou que tenha orientado o aposentado a ir à agência.

O banco deu dicas de procedimentos que podem ser feitos para a realização da prova de vida, incluindo atendimento domiciliar.
 
Nessa opção, o solicitante deve fazer agendamento por meio do site do INSS.

A instituição lembra que os beneficiários com impossibilidade de locomoção, acamados e hospitalizados devem ser orientados a constituir um procurador junto ao INSS.

Ainda informa que os beneficiários do INSS e correntistas do Banco do Brasil também podem fazer a prova de vida através do aplicativo do banco (BB), sem precisar ir a uma agência.
 
Nota do Banco do Brasil na íntegra
 
O Banco do Brasil informa que não prestou qualquer tipo de orientação para que a prova de vida, no caso do senhor de 80 anos de Piripiri, fosse realizada em alguma de suas agências. O beneficiário foi levado à agência do BB sem contato prévio e orientação sobre como realizar a prova de vida para pessoas acamadas/hospitalizadas. O Banco ressalta que a prova de vida foi realizada logo após o atendimento em Piripiri - ressalte-se sem conhecimento prévio - ser avisado da presença do beneficiário em frente à agência.
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)