(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas APÓS COLETIVA

'Improvisação': Queiroga não falou com Maranhão sobre testes, afirma Dino

Ministério da Saúde informou que vai enviar 600 mil exames ao estado nordestino, mas governador afirma que não houve planejamento entre as partes


22/05/2021 20:23 - atualizado 22/05/2021 21:17

Flávio Dino afirmou que Maranhão tem condições de começar testagem até esta terça (25/5)(foto: Marcos Corrêa/PR)
Flávio Dino afirmou que Maranhão tem condições de começar testagem até esta terça (25/5) (foto: Marcos Corrêa/PR)
 

 

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou que o governo federal não dialogou com o estado sobre o envio dos 600 mil testes para detecção do novo coronavírus. O envio dos exames foi anunciado pelo Ministério da Saúde na noite deste sábado (22/5).

"Incrível essa entrevista coletiva do ministro da Saúde (Marcelo Queiroga). Ele diz que debateu sobre o Maranhão com os secretários municipais de Saúde de São Paulo e do Rio. E com o prefeito de Guarulhos. Menos com o Governo do Maranhão. É impossível até entender o que eles farão", escreveu no Twitter.



Em entrevista à Globo News, Dino disse que o Maranhão já tem o planejamento para uso dos testes. Mas, chamou a medida do governo Jair Bolsonaro (sem partido) de "improvisação".

Por outro lado, garantiu que vai implementar a testagem nos aeroportos e rodoviárias de São Luís e Imperatriz (MA). “A testagem em massa é um requisito para frear a doença. A parte do Governo do Maranhão está garantida para começar (o serviço) no mais tardar terça-feira”, disse.

 

Testes serão usados em bloqueio de passageiros

 

A medida ocorre após o registro de seis casos de infecção pela nova cepa em tripulantes de um navio em São Luís.

De acordo com o Ministério da Saúde, o carregamento vai sair do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP) ao meio-dia deste domingo (23/5). Portanto, deve chegar à capital maranhense na próxima tarde.

Dino também pediu que a medida não se estenda apenas ao Maranhão, mas a todos os voos e navios que chegam ao Brasil. Na mesma coletiva, o ministro Marcelo Queiroga disse que 2,4 milhões de exames serão enviados a outros estados que fazem fronteiras com países como Argentina e Paraguai.

“São 600 mil unidades de teste rápido para o Maranhão, para que faça um bloqueio de passageiros nos aeroportos e nas fronteiras. Qualquer passageiro que tiver um teste rápido positivo fará RT-PCR com a pesquisa genômica, no intuito de detectarmos a variante indiana”, afirmou o ministro Marcelo Queiroga.

“Estamos atentos também com possíveis casos que surjam em outros estados e as medidas serão as mesmas. Buscar uma testagem mais efetiva para o bloqueio da variante indiana e outras variantes que podem aparecer”, completou.

Queiroga também disse que pretende adquirir mais testes. Os aeroportos com trânsito de passageiros de outros países também devem receber exames, segundo o ministro.

"Queremos impedir que haja uma eventual propagação dessa variante. Ainda não está comprovada sua transmissão comunitária", disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)