(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Depois de apoiar nebulização com hidroxicloroquina, Lorenzoni apaga post

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República publicou no Twitter vídeo em que enaltece o procedimento que causou mortes no Brasil


15/04/2021 11:05 - atualizado 15/04/2021 11:20

"De 0 a 10 melhorou 8", postou Lorenzoni em vídeo de paciente que morreu depois de inalar hidroxicloroquina (foto: Reprodução/Twitter)

Diante da polêmica sobre a nebulização de hidroxicloroquina para tratamento da COVID-19, que provocou mortes no Brasil, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, excluiu no Twitter post de 20 de março em que enaltece a prática.

Lorenzoni postou um vídeo mostrando uma paciente que teria se curado após fazer a nebulização com a hidroxicloroquina. Mas a paciente piorou após a inalação e morreu, na verdade, 18 dias antes da postagem do ministro.

Nas imagens, a paciente fala com a médica sobre o tratamento, dizendo ter melhorado. "Decisão da médica em conjunto com a paciente", escreveu o ministro na legenda. A publicação foi repostada quase 4 mil vezes e teve diversos comentários, além de cerca de 140 mil visualizações e milhares de curtidas.

A médica que disseminou o vídeo, responsável pelo procedimento, é Michelle Chechter, que acaba de ser afastada de suas funções na maternidade Instituto da Mulher Dona Lindu, em Manuas, onde indicou a nebulização com hidroxicloroquina para duas pacientes. Uma delas acabou morrendo pouco tempo depois de ter um filho.

O tratamento é experimental e sem eficácia comprovada, baseado em um medicamento desaconselhado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), justamente pela ineficácia e risco de eventos adversos graves.

No Rio Grande do Sul, outros três spacientes submetidos ao tratamento morreram, em Camaquã, e outro caso foi registrado no estado, em Caridade de Alecrim, onde um paciente de 69 anos que recebeu o tratamento também faleceu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)