(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRAGÉDIA

Morre mulher trans deixada inconsciente em clínica durante incêndio em SP

Lorena Muniz, de 25 anos, estava sob efeito de anestesia, em uma sala cirúrgica, quando uma explosão deu início a um incêndio


21/02/2021 17:59

(foto: Instagram/Reprodução)
(foto: Instagram/Reprodução)
Uma mulher trans, de 25 anos, morreu na madrugada deste domingo (21/02), após ser abandonada inconsciente dentro de uma clínica de estética, no Centro de São Paulo, durante um incêndio no local na última quarta-feira (17/02), segundo o marido da vítima, comunicador Washington Barbosa.

Lorena Muniz estava sedada para a realização de um procedimento cirúrgico para implantação de próteses mamárias quando um ar condicionado do estabelecimento começou a pegar fogo. Washington conta que a esposa inalou fumaça e ficou inconsciente por sete minutos antes de ser retirada da sala de cirurgia.


Lorena, então, foi levada ao Hospital das Clínicas, onde permanecia internada em estado grave no pronto-socorro da unidade. Contudo, ainda na madrugada deste domingo, a morte cerebral da jovem foi constatada.

Marido

A notícia sobre o falecimento de Lorena foi divulgada por meio do Instagram pessoal do marido. Washington, aos prantos, clama por justiça e diz que a vida da esposa teria custado R$ 4 mil. Em seguida, o comunicador publicou diversas fotos do casal. 

Lorena e Washington (foto: Instagram/Reprodução)
Lorena e Washington (foto: Instagram/Reprodução)

Lorena e Washington moravam no Recife. As parlamentares trans Erica Malunguinho (PSOL) e Erika Hilton (PSOL) se mobilizaram para ajudá-lo a ir para São Paulo acompanhar a esposa internada.

Apoio

As parlamentares publicaram nas redes sociais notas de pesar diante da tragédia envolvendo a Lorena. Erica Malunguinho destacou que muitas mulheres trans e travestis são vítimas de clínicas que realizam cirurgias que "não garantem a segurança e qualidade dos procedimentos". "É uma realidade no Brasil. Profissionais não habilitados, ambientes inadequados [...] Ao contrário do que pensam, isso não é um procedimento estético, e sim parte da luta das pessoas trans e travestis em se encontrarem no corpo de suas identidades", diz.
Erika Hilton colocou a sua equipe jurídica à disposição do comunicador e da família de Lorena. "Exigimos investigação e justiça". 

Investigação 

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, em nota, afirma que foi solicitada perícia no estabelecimento e também um exame de corpo de delito. O caso foi registrado como incêndio e lesão corporal culposa no 1º Distrito Policial (Sé), que investiga o caso por meio de um inquérito policial.

Segundo o boletim de ocorrência, homens realizavam a manutenção de cabos de energia elétrica na rua quando aconteceu a explosão na clínica, dando início ao incêndio. 

Procurada pelo Correio Braziliense, a clínica Paulino Plástica Segura não havia respondido até a última atualização desta reportagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)