(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CAOS

Prefeito de Chapecó: 'Bilionário ou sem teto, não tem leito pra ninguém'

João Rodrigues (PSD) alerta para a situação caótica que a cidade de Santa Catarina enfrenta com o aumento dos casos de COVID-19


16/02/2021 11:55 - atualizado 16/02/2021 12:15

João Rodrigues (PSD), prefeito de Chapecó (SC)(foto: Reprodução/Instagram)
João Rodrigues (PSD), prefeito de Chapecó (SC) (foto: Reprodução/Instagram)
Primeiro Manaus e agora Chapecó. De Norte a Sul do país, os efeitos do novo coronavírus continuam deixando milhares de mortos e causando colapso no sistema de saúde pública. O prefeito do polo econômico da Região Oeste de Santa Catarina, João Rodrigues (PSD), alertou nesta terça-feira (16/02) que enfrenta uma situação caótica no município.

“Lamentavelmente, estamos em colapso. Temos hospitais lotados, pacientes entubados em UPA. Não há espaço para nada. Estamos numa operação de guerra para aumentar leitos de UTI. É uma missão quase impossível”, afirmou durante uma entrevista ao Gaúcha Atualidade. 

'Não importa se tu é bilionário ou sem-teto, não tem leitos de UTI em Chapecó e no oeste catarinense'

Prefeito de Chapecó (SC), João Rodrigues (PSD)



Segundo o Boletim Epidemiológico de COVID-19 divulgado nesta terça-feira (16/02) pela prefeitura de Chapecó, a cidade tem 19.175 casos confirmados da doença e 161 mortes. Os leitos de UTI estão com 164 internados, incluindo enfermaria e outros setores.
 

No último domingo (14/02), João Rodrigues tinha alertado para a situação da cidade. Ele fez um pronunciamento em transmissão pela internet, destacou que o nível de estágio na cidade é alarmante e que transferências de pacientes para outros municípios já estão sendo realizadas, devido à superlotação dos leitos hospitalares locais.

Segundo o prefeito, 73% dos testes de COVID-19 realizados nesse domingo (14/2) resultaram como positivo para a doença. Rodrigues, teme que o repique da pandemia na cidade seja causado por uma nova variante do vírus, que foi identificado em Santa Catarina na semana passada.
 
 

A situação alarmante na região levou a prefeitura de Chapecó a anunciar medidas mais rígidas para tentar frear o contágio do coronavírus. A prefeitura determinou o fechamento de bares e restaurantes e também proibiu a abertura de espaços de lazer, como cinemas.

“Algumas pessoas têm me criticado por fechar escolas, bares e igrejas, mas é uma medida necessária para frear o contágio”, defendeu o prefeito.

Rodrigues afirmou que busca apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para que o Ministério da Saúde ajude na abertura de mais leitos na região.
 

Variante

 
O Ministério da Saúde informou na sexta-feira (12/2), que a variante brasileira da COVID-19, chamada P.1, foi identificada em ao menos dez estados brasileiros: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Quinze outros países - nas Américas, na Europa e na Ásia - também já identificaram a mesma mutação.
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)