(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA PELO BRASIL

Chapecó está em colapso por causa da COVID-19, diz prefeito

Município, que fica na região Oeste de Santa Catarina, teme por nova variante do coronavírus e enfrenta superlotação de leitos hospitalares


15/02/2021 10:06 - atualizado 15/02/2021 13:24

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, afirma que a cidade está em
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, afirma que a cidade está em "colapso" devido a pandemia de COVID-19 (foto: Prefeitura de Chapecó/Instagram/Reprodução)
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), afirmou nesse domingo (14/02) que o município, polo econômico da Região Oeste de Santa Catarina, está em “estágio de colapso” devido ao número de casos de contaminados pelo novo coronavírus.

Rodrigues, que fez pronunciamento em transmissão pela internet, destacou que o nível de estágio na cidade é alarmante e que transferências de pacientes para outros munícipios já estão sendo realizadas, devido à superlotação dos leitos hospitalares locais.

 

“Estamos em estágio de colapso, não é mais quase, é colapso. Se você tiver um milhão de reais no bolso agora e precisar internar a sua esposa numa UTI em Chapecó, não vai ter lugar”, advertiu.

 

Segundo o prefeito, 73% dos testes de COVID-19 realizados nesse domingo (14/2) resultaram como positivo para a doença. Rodrigues, teme que o repique da pandemia na cidade seja causado por uma nova variante do vírus, que foi identificado em Santa Catarina na semana passada.

 

A situação alarmante na região levou a prefeitura de Chapecó a anunciar medidas mais rígidas para tentar frear o contágio do coronavírus. A prefeitura determinou o fechamento de bares e restaurantes e também proibiu a abertura de espaços de lazer, como cinemas.

 

“Algumas pessoas têm me criticado por fechar escolas, bares e igrejas, mas é uma medida necessária para frear o contágio”, defendeu o prefeito.

 

Rodrigues afirmou que busca apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para que o Ministério da Saúde ajude na abertura de mais leitos na região.

 

De acordo com Boletim Epidemiológico divulgado pela prefeitura de Chapecó nesta segunda-feira (15/02), o município, que tem cerca de 224 mil habitantes, tem 19.019 casos confirmados e 157 óbitos, sendo dois registrados no último fim de semana. O boletim informa que 158 pacientes com COVID-19 estão internados na cidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)