(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DECISÃO

Eike Batista é condenado a 11 anos de prisão por manipulação de mercado

Essa é a terceira condenação do empresário, que já acumula penas de 28 anos de de prisão; ainda cabe recurso da decisão


11/02/2021 21:42 - atualizado 11/02/2021 21:56

O empresário Eike Batista foi condenado pela terceira vez por crimes relacionados ao mercado de capitais (foto: Fernando Frazao/Agência Brasil - 31/01/2017)
O empresário Eike Batista foi condenado pela terceira vez por crimes relacionados ao mercado de capitais (foto: Fernando Frazao/Agência Brasil - 31/01/2017)
O empresário Eike Batista foi condenado pela juíza federal Rosália Monteiro Figueira, da 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, a 11 anos e 8 meses de prisão por uso de informação privilegiada e manipulação do mercado com as ações da petroleira OGX.
 
Essa é a terceira condenação de Eike por crimes relacionados ao mercado de capitais. Como se trata de uma decisão em primeira instância, ainda cabe recurso. O empresário também já foi condenado pelo pagamento de propina ao ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e atualmente cumpre prisão domiciliar.

“O acusado demonstrou fascínio incontrolável por riquezas, ambição sem limites que o levou a operar no mercado de capitais de maneira delituosa, com extremo grau de reprovabilidade e indiferença à fragilidade de fiscalização do mercado”, disse a juíza na sentença.

Crimes contra o mercado financeiro e corrupção 


A magistrada determinou, ainda, penas de 6 anos e 8 meses de prisão, além do pagamento de multa no valor de R$ 409 milhões pelo crime de uso de informação privilegiada. Já pela manipulação, o empresário deve cumprir 5 anos de prisão e pagar multa de R$ 462 milhões.

Diante dessas condenações, Eike já acumula penas de 28 anos de prisão por crimes contra o mercado financeiro. Ele já foi condenado a outros 30 anos por corrupção em processos relacionados à Operação Lava-Jato.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)