(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO

Butantan cobra manifestação do governo federal sobre compra de novas doses

Instituto encaminhou ofício ao Ministério da Saúde, solicitando informações sobre intenção de compra adicional da CoronaVac


26/01/2021 13:47 - atualizado 26/01/2021 14:13

Instituto Butantan cobrou manifestação do Ministério da Saúde sobre compra de vacinas(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Instituto Butantan cobrou manifestação do Ministério da Saúde sobre compra de vacinas (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse ter encaminhado ofício ao Ministério da Saúde na última sexta-feira, 22, solicitando informações sobre as intenções da pasta de adquirir mais doses do imunizante desenvolvido contra a COVID-19. Segundo Covas, a resposta do Ministério é necessária para que o Instituto planeje a importação de insumos e a produção de novas doses.

De acordo com Covas, com as entregas já previstas, o Instituto deve cumprir o contrato de entregar 46 milhões de doses ao Ministério da Saúde. "Existe a possibilidade de o Ministério da Saúde contratar mais 54 milhões de doses, mas para isso precisamos de uma manifestação do Ministério da Saúde", disse. "O quanto antes houver essa definição, o quanto antes iniciaremos esse planejamento e o quanto antes traremos essas vacinas para o Brasil", completou Covas. "Diante de uma pandemia, nós precisamos ser rápidos, precisamos ter um senso de urgência.".

Segundo Covas, além da demanda brasileira, o Instituto deve honrar a intenção de fornecimento de doses a outros países da América Latina como Argentina, Uruguai, Bolívia e Peru.

O diretor do Instituto também endereçou falas do presidente Jair Bolsonaro - e do governo federal - que busca para si o mérito pela campanha de vacinação contra a COVID-19. "Até duas semanas atrás nós não tínhamos contrato com o Ministério da Saúde. E a despeito disso, nós estamos produzindo a vacina e a despeito disso, nós estávamos negociando com outros países aqui da América Latina."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)