(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRATECOV

COVID-19: aplicativo da Saúde que recomenda tratamento precoce sai do ar

Ferramenta que indicava medicamentos sem comprovação científica era alvo de críticas; após ter posição cobrada, CFM pediu a retirada imediata do App do ar


21/01/2021 15:03 - atualizado 21/01/2021 16:39

Aplicativo do Ministério da Saúde que recomendava 'tratamento precoce' contra a COVID-19 está fora do ar(foto: Reprodução redes sociais )
Aplicativo do Ministério da Saúde que recomendava 'tratamento precoce' contra a COVID-19 está fora do ar (foto: Reprodução redes sociais )
O aplicativo TrateCOV, do Ministério da Saúde, que recomendava tratamento precoce para pacientes com sintomas ou suspeita de estarem com COVID-19, saiu do ar nesta quinta-feira (21/1). Apesar de o ministério não ter se pronunciado a respeito, a página para acessar o aplicativo na internet não está mais disponível. Além disso, ele também não pode mais ser encontrado nas lojas de aplicativo pelo celular. 
 
Desde seu lançamento, o TrateCov era alvo de críticas dos especialistas por indicar tratamento precoce contra a COVID-19 com medicamentos que, segundo demonstraram diversos estudos, não têm comprovação científica contra a doença, como cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina.

A plataforma foi lançada para auxiliar as equipes de saúde na coleta de sintomas e sinais de pacientes possivelmente infectados pela COVID-19.

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), após análise de seus assessores técnicos e jurídicos, informou, em nota, que a ferramenta apresentava inconsistências. E, por isso, entrou em contato com o Ministério da Saúde, pedindo a retirada imediata do aplicativo do ar.    
 
O CFM vinha sendo cobrado por diversas categorias e entidades médicas a se poscionar sobre o aplicativo.  
 
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)