(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS NO BRASIL

COVID-19: Governo estipula início da vacinação entre janeiro e fevereiro

Apesar da intenção de começar a imunizar a população, Ministério da Saúde pediu para que fabricantes entrem com solicitação do registro das doses junto à Anvisa


29/12/2020 20:06 - atualizado 29/12/2020 20:14

Vacinação deve começar entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, segundo o Ministério da Saúde(foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde)
Vacinação deve começar entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, segundo o Ministério da Saúde (foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde)
O Ministério da Saúde prevê que a vacinação contra a COVID-19 no Brasil começará entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro. Apesar disso, a pasta pediu “colaboração” por parte das fabricantes dos imunizantes, solicitando que entrem com o processo de registro das doses junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, a pasta está fazendo a parte dela para agilizar o início da vacinação no Brasil, mas que os laboratórios responsáveis pela fabricação das doses precisam obter o registro dos imunizantes na Anvisa e distribuir uma quantidade suficiente para que a população possa começar a receber as substâncias.

"Nós precisamos que os fabricantes obtenham o registro junto à Anvisa, e que eles entreguem doses suficientes para que sejam distribuídas. Se o distribuidor obter o registro e eventualmente não tiver dose para distribuir... entenda. O Ministério da Saúde enquanto Ministério da Saúde tem feito a sua parte, fizemos o plano (nacional de imunização), estamos com a operacionalização pronta, nos preparando para esse grande dia, mas precisamos que os laboratórios solicitem o registro", afirmou Élcio.

A declaração de Élcio Franco vem um dia depois de o laboratório Pfizer afirmar que o Brasil exige “análises específicas”, que deixam o processo mais lento. O secretário-executivo afirmou que pode solicitar uma agilidade maior por parte da Anvisa, mas que a fabricante precisa dar entrada no processo de registro das doses.

"A partir do momento que ela [Pfizer] não quiser se submeter ao regramento da Anvisa, eu não posso pegar a Pfizer pelo braço e levar lá, Pfizer, entregue seu relatório para a Anvisa. Posso pedir brevidade para a Anvisa, mas ela tem que seguir os seus passos", concluiu.

A Anvisa informou, por meio de um boletim, que a Pfizer e a AstraZeneca entregaram os resultados parciais dos estudos da última fase de testes das respectivas vacinas. Com isso, fica a critério dos laboratórios pedir a liberação do uso emergencial das doses no Brasil, o que ainda não foi feito, de acordo com a agência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)