(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

STF retoma julgamento sobre obrigatoriedade da vacina

A sessão está marcada para as 14h desta quinta (17/12). Presidente do STF esperar concluir votação antes do fim do recesso, nesta sexta (18/12)


17/12/2020 08:46 - atualizado 17/12/2020 09:11

Plenário do Supremo Tribunal Federal(foto: Wikimedia Commons)
Plenário do Supremo Tribunal Federal (foto: Wikimedia Commons)

Os ministros do Supremo Tribunal Federal  (STF) retomam, nesta quinta-feira (17), o julgamento da obrigatoriedade  da vacina para imunizar a população contra a COVID-19.

STF dá 48 horas para governo informar data de vacinação

O relator de duas ações  que discutem  no Supremo a obrigatoriedade da vacinação, ministro Ricardo Lewandowski,  votou a favor de medidas restritivas indiretas a fim de obrigar a população a se vacinar contra a COVID-19.

Em seu parecer, Lewandowski  conclui que “a vacinação compulsória não significa vacinação forçada, por exigir sempre o consentimento do usuário, podendo, contudo, ser implementada por meio de medidas indiretas, as quais compreendem, dentre outras, a restrição ao exercício de certas atividades ou à frequência de determinados lugares, desde que previstas em lei, ou dela decorrentes''.

Julgamento


Os demais ministros (10) ainda devem apresentar seus votos. O presidente do STF, ministro Luiz Fux, disse nessa quarta-feira (16/12) que  espera concluir o julgamento antes do recesso forense.

A última sessão da Corte neste ano está prevista para a manhã de sexta (18).

O julgamento dessa quarta-feira foi suspenso após o voto do relator. A retomada do julgamento está previsto para 14h  com o voto do ministro Luís Roberto Barroso, relator de outra ação, que questiona se pais podem deixar de vacinar os filhos com base em “convicções filosóficas, religiosas, morais e existenciais”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)