(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RIO DE JANEIRO

Aos 78 anos, morre um dos idealizadores do SUS

Hesio Cordeiro foi professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro por 25 anos


09/11/2020 17:22 - atualizado 09/11/2020 17:33

(foto: Abrasco/Divulgação)
(foto: Abrasco/Divulgação)
Um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS), o médico Hesio de Albuquerque Cordeiro morreu no domingo (8/11), aos 78 anos. O médico sanitarista e professor morreu em decorrência de uma doença degenerativa, no Rio de Janeiro. 
Hesio Cordeiro liderou o grupo de médicos que fundou o Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1971. Este foi o primeiro programa de pesquisa sobre saúde pública no Brasil e nele foram formuladas as bases para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS foi instituído pela Constituição de 1988.

O médico se formou pela Uerj, mesma instituição que deu aula por 25 anos e foi reitor entre 1992 e 1995. Em nota, a instituição lamentou a morte do docente. "Hesio Cordeiro tem sua trajetória entrelaçada à própria história do movimento sanitário do país e dos acontecimentos mais marcantes da saúde, nos últimos 45 anos. Da mesma forma, sua atuação como reitor da Uerj entre 1992 e 1995 constitui um marco, ao promover a capacitação docente e estabelecer as bases para o crescimento da universidade como instituição dedicada não apenas ao ensino de graduação, mas também à pós-graduação, à extensão e à pesquisa científica", diz a Uerj em nota.

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) também lamentou a perda do médico, que foi presidente da instituição. "É triste pensar que o nosso grande mestre se foi. Mestre de todos nós. Mestre de uma geração de sanitaristas que lutaram e lutam pelo direito universal à saúde, por um país melhor, por uma vida digna para todas e todos. A lembrança será sempre a do Hesio que tratava todo mundo com o mesmo carinho e respeito, que abria as portas do Instituto de Medicina Social para qualquer estudante iniciante recém-chegado à Universidade querendo conhecer o que é Medicina Social", afirma em comunicado o atual presidente da Abrasco, Guinar Azevedo e Silva.

O ex-ministro da Saúde José Gomes Temporã destacou que Hesio foi uma "figura brilhante, generosa, dedicada às causas da saúde": “Hesio Cordeiro é um dos gigantes da saúde pública brasileira. Foi meu mestre, orientador do meu mestrado e amigo. Trabalhei com ele no Inamps na Nova República, período em que Hesio teve um papel central na estruturação do SUS. Depois o acompanhei quando ele foi secretário de Educação do estado do Rio de Janeiro. Uma figura brilhante, generosa, dedicada às causas da saúde, da ciência e da educação. Sem Hesio não teríamos o SUS e o direito à saúde inscritos na nossa Constituição". 

Mineiro, de Juiz de Fora, o médico foi diretor da Agência Nacional de Saúde (ANS) e trabalhou como consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Hesio recebeu o título de doutor honoris causa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Nas redes sociais, o ex-candidato à presidência Ciro Gomes também lamentou a morte do sanitarista. "Mais do que nunca, este momento de pandemia mostra o valor de sua obra. Meu abraço à sua esposa Maria José, familiares e amigos", afirmou. Outras personalidades, como a deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), a ex-diretora da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB) Fátima Souza e o ex-ministro do Desenvolvimento Social Osmar Terra. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)